Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

domingo, 26 de junho de 2011

Corpos anônimos


Corpos anônimos


A POLÍTICA DE SUMIR COM O ADVERSÁRIOCHE GUEVARA
Che Guevara, um dos líderes da revolução cubana, foi morto por militares na Bolívia em 1967, diante de um agente da CIA. As mãos foram cortadas e enviadas para os EUA e ele acabou numa vala comum. Em 1997, depois que se descobriu o paradeiro do corpo, foi repatriado para Cuba, onde ocorreu uma grande celebração. Seu túmulo é ponto de visitação, mas não há a certeza absoluta de que o corpo seja mesmo do argentino.

OLIVER CROMWELL
O militar que derrubou o rei Carlos I e instaurou uma república na Grã-Bretanha, entre 1653 e 1658, morreu de malária - ou foi envenenado. A partir de 1660, com a restauração da monarquia inglesa, Cromwell foi desenterrado para ser "executado postumamente". Uma corrente de historiadores defende que o corpo foi jogado antes no Tâmisa por seus partidários (para não ser vilipendiado).

BENITO MUSSOLINI
O ditador fascista foi fuzilado ao lado da amante por integrantes da resistência nas cercanias do lago. Como, em 1945, quando tentava fugir do país. Seu corpo ficou pendurado de cabeça para baixo por vários dias em Milão e só foi devolvido à família em 1957 (que o enterrou em Predappio, no norte da Itália). Antes, porém, foi roubado por fascistas de uma cova anônima. Sem saber o que fazer com o cadáver, o entregaram a um padre depois de alguns dias.

COMANDANTES NAZISTAS
Os nazistas condenados à morte pelo Tribunal de Nuremberg, ao fim da Segunda Guerra, tiveram os corpos incinerados e jogados no rio Issar. O corpo de Adolf Eichmann, preso por um comando judeu na Argentina e julgado em Israel, foi lançado ao mar. Rudolf Hess, um dos últimos líderes nazistas a morrer (em 1987), teve o corpo devolvido à família sob a condição de que fosse enterrado em segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário