Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

os imperios

Os Impérios
Durante a história temos o aparecimento das comunidades, aldeias, vilarejos e cidades e também a formação de estados, os primeiros estados ocorreu na mesopotâmia e no Egito. Logo depois desses estados surgem pela conquista de outros os impérios, como na mesopotâmia surge o império babilônico, sumérios e o famoso império Assírio, e não podendo deixar de mencionar os Persas.
Todos tinham uma qualidade e ajudaram em alguma forma a humanidade com sua cultura, religião e economia, mas os impérios da humanidade não terminam por ai surgem, outros maiores e mais famosos.
Não podemos considerar os Gregos como um império, pois foram mais uma civilização de qualidades, que contribuíram para a formação da cultura de dois grandes impérios primeiro o império macedônio de Alexandre, e segundo o império que de fato contribuiu para essa palavra e ficou sendo o principal império da antiguidade, o famoso império Romano. Esse marcou os homens do seu tempo e da sua era, pois onde ia dominava o mundo antigo, tudo era dominado por Roma no mundo antigo.
Depois da queda do império romano do ocidente, apenas metade do império romano sobrevive perdura até 1453, quando ocorre a queda de Constantinopla, o antigo império do ocidente se fragmentou e viraram vários reinos. A igreja surge como um estado monárquico forte, surge também o famoso império religioso árabe que cresce rapidamente trazendo para a Europa a doutrina islâmica, a expansão do Islão e rápida e preocupa os reinos bárbaros europeus.
Após as invasões bárbaras começa a surgir com a queda do império romano, os carolíngio dentro do território dos Francos, surge os reis merovíngios e os reis carolíngios, com uma organização na qual seria a semente do feudalismo na Europa ocidental, esse império que foi construído por Carlos Magno, cai aos poucos por varias crises, dando espaço ao sistema Feudal e a força da igreja.
E importante ressaltar que os impérios até o presente momento se da sua formação por meio da guerra, e através de batalhas e conquistas e dominação que surge os impérios, vale ressaltar que o papel da liderança e de fundamental importância para o sucesso de um império.
Ate o século XVI o papel do feudalismo e da igreja e extremamente forte, os grandes impérios, ate o momento esta presente na Eurásia com o surgimento do mercantilismo no século XVI, surge uma nova concepção de império o primeiro a fazer parte dessa nova concepção e Portugal que procura novos meios de comercialização e busca de metais preciosos e especiarias. Em 1492 a Espanha por meio de Cristovão Colombo descobre a grande descoberta do seu tempo, um novo continente que viria a se tornar As Américas.
Portugal e Espanha se tornam as grandes potencias navais da Europa, as duas potencias inaugura uma nova forma de se fazer um império por meio da colonização e por meio da exploração das terras descobertas. Com o surgimento dos Estados Nacionais surge alem de Portugal e Espanha, aparece frança e Inglaterra, essas duas ultimas se tornariam no futuro os novos impérios marinhos.
Com uma má administração Portugal e Espanha perde espaço para o forte comercio que a Inglaterra cria nos mares com seus produtos industrializados, a França se torna a concorrência da Inglaterra, as novas potencias marinhas, inaugura a face do capitalismo industrial, e conquistam as Américas, Ásia e áfrica com seus produtos o mundo se torna cada vez mais pequeno com o avanço das tecnologias.
A frança se torna a grande nação da Europa por meio da revolução francesa e por meio de um general que entrou para a História Napoleão Bonaparte, conquistou toda a Europa ocidental, as Américas começam a pedir independência a primeira nação do novo mundo a pedir independência foi as colônias inglesas.
Ao fim das guerras Napoleônicas surge na Europa um sentimento de rivalidade, surge no novo mundo a furura poderosa potencia mundial os E.U.A, esses inauguraria uma nova forma de ser império, no começo do século XIX, os Estados Unidos se tornam a grande potencia emergente, por meio da primeira guerra mundial no século XX, os estados unidos passam de devedor para credor da Europa e se torna por meio de sua organização e novas leis a grande potencia mundial.