Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A globalização


A globalização
Por: Bruno Ferreira



A globalização não começou ontem ela vem acontecendo durante a história e nos últimos anos o ritmo aumentou de forma mais acerada.
A partir do avanço da navegação e da descoberta de um novo continente o americano o mundo ficou pequeno, a partir daí podemos ver o avanço do comercio, indústria e troca de culturas.
O primeiro país a se beneficiar com a conquista dos novos continentes foi Portugal que em breve formou um grande império ultramarino a onde tinha entrepostos comerciais espalhados por vários pontos do globo.
Com a descoberta do ouro na America espanhola a Espanha se torna a senhora da riqueza do mundo ouro nas Américas fez a Espanha virar a potencia dos mares, e a falta do sucessor em Portugal fez com que Felipe II se torna-se rei da Espanha e de Portugal formando uma grande potencia .
            A Inglaterra e a França surgem nesse processo de globalização, a Inglaterra surge como a grande fabrica do mundo, criando um novo tipo de capitalismo o industrial em larga escala, desta forma seus produtos invadem o mundo todo, tirando da Espanha o seu ouro através dos produtos manufaturados.
            A frança vem logo atrás com o poder de unificar a Europa por meio de um General Napoleão Bonaparte, mas ele cai diante de sua audácia.
            Nos séculos posteriores as 13 colônias inglesas da America consegue a  independência, cria e aumenta o estado, e faz aos poucos surgir uma super potencia mundial, esse que impulsionaria o mundo com o capital financeiro e com o surgimento de bolsas de valores e ações e papeis de suas empresas multinacionais, o capitalismo toma uma forma global.
            A depois da primeira e segunda guerra o mundo se acostuma com o termo global e da troca de mercadorias, acontece em 1989 a queda do muro de Berlim e anos depois o socialismo cai, diante da pressão interna e externa.
            O mundo nas ultimas décadas se torna globalizado pois permite uma grande troca de informações em poucos segundos a onde qualquer pessoa estiver, o avanço tecnológico permitiu esse grande avanço de informações que são usadas para negócios e entretenimento e laços sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário