Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Imagem na História

A Imagem na História

Por: Bruno Ferreira



A imagem na história sempre foi algo fascinante começou bem antes da história na pré-história com o desenho em cavernas era algo que o homem procurava registrar suas caçadas e o desenho nas paredes de cavernas é encontrado em varias partes do mundo.
No surgimento das primeiras civilizações na crescente fértil vemos o avanço das artes e da imagem no Egito o alfabeto e as figuras em paredes são algo fascinante, as paredes do palácio nelas eram contadas as histórias das famílias dos faraós e do seu povo.
         Vemos que ao passar do tempo a região da crescente fértil e um lugar muito rico de imagens e esculturas o homem percebe-se que o homem tem a necessidade da imagem na vida do tentar reproduzir a arte.
         A Grécia se torna um lugar maravilhoso para as esculturas dos deuses, em Roma a forma da imagem e muito presente, tanto para registrar atos religiosos como para registrar as figuras políticas dos imperadores romanos, a cunhagem do rosto do Cesar na figura da moeda e algo de extrema importância para cada novo Cesar que chega ao poder.
         Na idade media a igreja se torna a grande propagadora da imagem de Jesus e dos santos, a igreja tinha uma forte presença social, moral e também artística as pinturas se desenvolve com o avanço tecnológico a pintura em óleo se torna presente para registrar mais facilmente a vida do cotidiano e dos grandes atos políticos os quadros pintados a mão chegam a perfeição com grandes mestres das artes, como Michelangelo, Da Vince e muitos outros a perfeição da imagem dos pintores alemães são únicas.
         As artes no do século XIX e XX da espaço para um invento novo a foto, uma imagem capturada em um exato momento, surge essa mágica esse invento que proporciona maior documentação e avanço nos meios de comunicação, e no meio social familiar, a fotografia fica popular durante os anos que segue o século XX, na segunda metade do século XX a imagem fotográfica fica colorida e surge novas tecnologias, para revelar a foto.
         A partir das ultimas décadas a imagem se faz por sua impressionante rapidez de informar, e estabelecer vínculos sociais, a internet e as redes sociais tomam conta da vida social hoje, e a foto se faz presente em todas elas, deste modo observamos que desde os primórdios do homem a imagem se faz presente como forma de informar, de entreter de imaginar de visualizar.

3 comentários:

  1. Legal, estou fazendo uma monografia da pós sobre leitura imagética, este artigo vai me ajudar um pouco, estou atrás de bibliografias.

    ResponderExcluir
  2. No primeiro capítulo vou falar sobre a imagem na história, pode me ajudar com a bibliografia?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querida Raquel o processo de construção da imagem faz parte da História, mas penso que vc conseguira muito mais trabalhos nesse campo atraves do jornalismo que usa da imagem como forma de transmissão de noticias, o meu artigo abrange todo um contexto historico.

    ResponderExcluir