Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O PODER DOS TRANSPORTES


O PODER DOS TRANSPORTES
Por: Bruno Ferreira



O poder dos transportes na história quais foram e para que serviram ou servem? 
Durante a história vemos o ato da "mudança" que se faz presente no homem, na pré história o homem era essencialmente nômade, ou seja, mudava constantemente de lugares em busca da sobrevivência a partir do momento em que o homem passa a produzir seus alimentos e a cultivar e armazená-lo o ato nômade desaparece aos poucos. Mas nesse processo, esta o ato de transportar o alimento de forma rápida, ágil que possa não prejudicar, surge as primeiras formas de transporte através de animais como vacas e cavalos.
o avanço das civilizações o transporte vai se desenvolvendo a medida em que se necessita mais dele para melhorar a vida humana fazendo, primeiro com intercâmbios entre as cidades e entre os países surgem outras formas de transportes.
O como o uso do cavalo que e empregado em diversas formas tanto civil como militar, o boi e empregado no campo. Nos rios e mares o homem inventa as embarcações vemos os fenícios como ótimos construtores de barcos e também portugueses, vinks e ingleses.
         Os portugueses foram ótimos construtores de embarcações foram através deles que o mundo começou a se globalizar, suas caravelas eram revolucionarias para a final da idade media e começo da moderna.
Os ingleses também foram ótimos navegantes mercantes, mas desenvolveram outro transporte de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade o Trem a vapor, essa invenção que fez com que a Inglaterra se torna-se uma potencia  mundial.
O motor a vapor é inventado na Inglaterra onde expande para o  mundo, construindo desta forma uma revolução de transportes de massas tanto comercial, como urbano, mas a grande mudança que o mundo sentiu foi com a chegada de um meio de transporte individual que pudesse ir a qualquer lugar o carro movido pelo combustíve, o carro que tambem denota o nivel social
Esse transporte aparece no fim do século XIX e se desenvolve no século XX, temos a certeza de que nesse ultimo século, apareceu grande quantidades de transporte como um dos mais incríveis que o mundo viu, com ele de fato o mundo se tornou pequeno o Avião criado por um brasileiro que ganhou os céus na França, seu aperfeiçoamento ganharia o mundo.
                Na ambição do homem por sempre estar em constante mudança e movimento e ganhar os céus além do planeta, foi assim que na segunda metade do século XX o espaço era o objetivo,  parece à invenção do foguete espacial, percebemos que nesse longo processo de mudanças  nos transportes e curioso notar que o homem sempre busca mais, mas poucos homens foram capazes de buscar o algo a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário