Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Influência Ocidental da Moda no Mundo


A Influência Ocidental da Moda no Mundo


Por: Bruno Ferreira

A vestimenta e de fundamental importância nas sociedades humanas pelo mundo e através dela que se define a região ou localidade que o sujeito mora ou nasceu, e sem duvida e uma manifestação humana que veio perdendo sua influencia no mundo a partir do século XX com avanço da tecnologia.
A influencia do ocidente no padrão de vestimenta ao longo do século XX aconteceu de forma que todo o planeta seguisse o padrão imposto pelo ocidente, no começo do século XX ouve avanços nas áreas da tecnologia  industrial que proporcionou aumento de transportes e meios de troca de informações como telegrafo.
Esse avanço aconteceu a partir do ocidente vindo da Inglaterra, França principalmente e se espalhando pelo mundo, com esse avanço a propaganda e meios de informação como visuais ajudaram a propagação da cultura européia pelo mundo uma das formas de dominar a cultura mais rápida e impor uma nova cultura essa nova cultura foi imposta aos poucos como um padrão de pensamento racista pelos países do ocidente a Roupa e vestimenta fazem parte dessa questão.
Ao passo que a roupa européia representava também a praticidade da modernidade e da imposição dessa nova moda, o futuro imperado do Japão ao visitar a Inglaterra encomendou  sua vestimenta exatamente no mesmo alfaiate do futuro rei da Inglaterra, ele não queria ser considerado de segunda classe pela nobreza inglesa, mas sem duvida era tradado.
Com difusão da propaganda e do modo de vida ocidental e avanço tecnológico o mundo foi inserido em um padrão de consumo que faz pessoa através da propaganda  comprar algo depois da segunda guerra esse padrão de consumo de moda foi imposto pela maior potencia os Estados unidos que fizeram forte propaganda pelo mundo impondo seu modo de vida e seu modo de se vestir a invenção do cinema fez com que através de filmes fosse passado uma mensagem subliminar de comprar o que o ator do filme vestia.
O cinema propagou de forma formidável do padrão de vestimenta no mundo com a maior invenção da indústria da moda pós guerra a famosa calça Jeans essa que fez a revolução da indústria da moda rapidamente a calça jeans representou um padrão liberdade, essa calça jeans que era empregada pelos empregos nas fazendas e fabricas dos estados unidos e que através de James Dean no filme de faro oeste fez se propagar a idéia de liberdade tão bem ousada e vestida por um belo ator de Hollywood.
No ano de 1968 a França sofre varias rebeliões de estudante que propagou pela classe trabalhadora ouve uma grande greve e revoltas o governo já temia o pior, mas isso não ocorreu e Charles Goulle propõe novas eleições e acaba fortalecendo o governo.
Certamente os jovens estão na busca da liberdade da revolução francesa e queria uma sociedade mais justa o mundo temia um socialismo na França, equivocado os estudantes pregavam idéias socialistas, mas usavam calça Jeans.
Outros afirmam que não foi a Perestroika que fez a união soviética cair, mas que foi a calça Jeans e rock roll, a influência da propaganda ocidental no modo de vida e se vestir do ocidente e no socialismo certamente a pressão da propaganda que chegava à juventude soviética ajudou na queda do muro de Berlim e da União soviética.
Em partes do mundo o modo de vida ocidental entre ele o modo de se vestir não chegou  como na china o pais vivia exatamente com um uniforme de fabrica em que todos usavam a mesma roupa, mas com a queda de Maoísmo e a china resolveu se abrir para o mundo a china industrializou e formou  a maior fabrica do mundo contemporâneo fabricando todos os tipos de roupa porem usando a marcas do mundo ocidental.
Porem olhando o mundo vê hoje que certas culturas não aceitaram o padrão de vestimenta européia, um exemplo a Turquia, mas utilizou o modo moderno de pensar a moda para os padrões islâmicos exemplo utilizando véus coloridos, em outros lugares a tradições ainda perduram entra a principal tradição a vestimenta faz parte da cultura.

Um comentário:

  1. artigo interessante, mas precisa corrigir muitos erros de portugues.

    ResponderExcluir