Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jeitinho Brasileiro


Jeitinho Brasileiro

Por: Bruno Ferreira



No Brasil e no mundo quem nunca ouviu falar do velho jeitinho brasileiro, uma expressão brasileira para um modo de agir informal amplamente aceito, que se vale de improvisação, flexibilidade, criatividade, intuição, etc., diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas, não baseado em regras, procedimentos ou técnicas estipuladas previamente. "Dar um jeito" ou "Dar um jeitinho" significa encontrar alguma solução não ideal ou previsível. Por exemplo, para acomodar uma pessoa a mais inesperada em uma refeição, "dá-se um jeitinho".
 O jeitinho brasileiro também e atribuído para aquele que individuo de pouca escolaridade e que não quer evoluir no status quo, busca-se exclusivamente obter uma solução de curto prazo para si, às escondidas e sem chamar a atenção; por isso, o jeitinho pode ser também definido como "molejo", "jogo de cintura", habilidade de se "dar bem" em uma situação "apertada".
Outros afirmam que o jeitinho brasileiro não faz parte do brasileiro da classe abastada, mas sim daqueles que estiveram a margem da sociedade e excluídos dos bens de consumo desta forma se deu um jeitinho para a situação precária que se encontrava.
O brasileiro após dar o jeitinho procura de uma forma bem preguiçosa não resolver o problema e tudo o que vai aparecendo vai se dando um jeitinho,  a marca do jeitinho brasileiro de certa forma ganhou o mundo sendo ela positiva ou negativa ela faz parte da cultura do povo brasileiro, e não pode ser deixada de lado, vale valorizar o bom jeitinho brasileiro como exemplo o lado inovador e empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário