Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

1929 – 2008 As duas Crises e suas Conseqüências


1929 – 2008
As duas Crises e suas Conseqüências




           Na história do capitalismo podemos citar até o momento duas grandes crises que contribuíram  para que acontecesse grandes mudanças, essas geraram crises na política e economia, e tambem ideologias.

          A primeira grande crise do capitalismo que afetou o mundo em 1929 quebrou a bolsa de valores de Nova York.
            No inicio da década da década de 20 os Estados Unidos passou por uma grande crescimento antes da crise pós primeira guerra, o pais floresceu, mas tudo isso chegou ao fim 1927, o pais estava numa superprodução e entrou em colapso devido a diminuição do mercado consumidor.
        Em 1929 a coisa agrava em Wall Street  a bolsa quebra o declínio afetou a economia dos Estados Unidos e vários bancos quebraram, grande desemprego, afetando o comercio entre Europa e America do norte que ficou seriamente ferida, a economia americana só veio a recuperar com New Deal.
      A segunda Crise do capitalismo ocorreu  recentemente em 2008  seus efeitos são sentidos até hoje nos países desenvolvidos essa crise foi sentida com mais força nas economias desenvolvidas de  inicio porém com o passar dos anos economias emergentes foram afetadas.
       A crise foi um desdobramento da  falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850
       Foi um efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes".
       A crise começa em 2001, com o furo da "bolha da Internet". para proteger os investidores, presidente da Reserva Federal Americana, decidiu orientar os investimentos para o setor imobiliário em empresas do mercado imobiliário.
      O governo americano deu credito para pessoas nas quais não poderia pagar as prestações  das casas que compravam, quando o desemprego chegou, as hipotecas aumentaram e os bancos quebraram, criou um circulo que afetou o mercado financeiro que quebrando empresas e bancos afetando os mercados financeiros, os mercados mais frágeis ficaram em pior situação, a segunda onda da crise vem ocorrendo a partir do grande desemprego na Europa, os bancos centrais estão tentando controlar ou minimizar os danos da maior crise da Europa desde de 1929.
       Países em desenvolvimento como Brasil, China, Índia, áfrica do sul entre outros não sentiram a crise por estar com seus mercados fortalecidos, porem devido ao longo tempo da crise esses tambem foram afetados.
        Ambas crises tanto a de 1929 como a de 2008 geraram conseqüências no mundo vemos que a crise de 1929 além de prejudicar as economias da época faz nascer políticas autoritárias pela Europa, como e o fascismo e o Nazismos de fato a crise de 29 acabou gerando forma indireta a segunda guerra mundial um fato deplorável na história da humanidade.
        As conseqüências da crise de 2008 são sentidas até os dias de hoje, é muito   recente e delicado falar a respeito, podemos fazer uma pequena analise, primeiro as economias desenvolvidas não são mais as mesmas e não tem suporte suficiente para enfrentar uma crise tão profunda, mostra disso é o alto nível de desemprego.
         As políticas aplicadas até agora não surtiram efeitos suficiente para de fato a população apoiar um governo que mostre responsabilidade diante dos problemas as velhas formas de fazer político-econômica não pode continuar sendo aplicada, por fim fez surgir um movimentos tanto na Europa como nos Estados Unidos reivindicando melhorias e melhor distribuição de renda, Bilhões foram gastos com bancos, enquanto isso  milhões  de pessoas estão morrendo de fome, de certo é que a economia deve mudar nas próximas décadas e suas conseqüências poderá gerar grande surto no mundo globalizado.


6 comentários:

  1. A ideia é legal, mas quase não consigo entendê-la por causa da ausência de pontuação e concordância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. A ideia é legal, mas quase não consigo entendê-la por causa da ausência de pontuação e concordância.
    Concordo com o Antônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e anonimo que pala kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. e anonimo que pala kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. nao teno um comentario

    ResponderExcluir