Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Artes Humanas


Artes Humanas
Evolução constante



Por: Bruno Ferreira

O ser humano ao longo da história vem produzindo diversos tipos de artes entre elas podem destacar a dança, pintura, desenho, fotografia, escultura, cinematografia e artesanato entre outras são muitas a diversificação nos dias atuais nunca o homem fez tantas artes em pouco tempo observando que nem todas são de fato de boa qualidade, mas é fundamental a produção dessa manifestação humana.
A primeira manifestação das artes humanas foi nas cavernas com desenhos de caçadas essas que foram à primeira forma de moradia humana, ao longo do tempo com sua organização em comunidades a cultura e o modo de vida e as tecnologias cresceram e a manifestação artística também essas manifestação pode ser vista em templos ou palácios do antigo Egito e antigos templos Babilônicos que foram construídos para adoração religiosa.
Desenhos de grande quantidade de beleza e riqueza no acabamento de poucos detalhes, mas ricos de linhas sendo desenhado sempre na vertical, outro aspecto de arte que aparece é a dança essa que vem de rituais e são inseridos em festas religiosas, o modo de fazer arte foi evoluindo, entre eles à pintura e um que mais evolui durante a história por diversos modos de pintar e aplicar técnicas.
Na Grécia surgem os primeiros teatros esses baseados nas mascaras chamadas Personas daí vem à idéia de personagem.
A musica ganhou força com a chegada da igreja vemos o surgimento de formas de canto diferenciado e de tons e notas compostas para o canto gregoriano a igreja católica no período da idade media foi à grande fomentadora e produtora de um modo de arte que dominou o mundo medieval europeu. No período da idade media surge grandes pintores, escultores e inventores podemos falar sobre Da Vinci, Michelangelo entre outros grandes que fizeram grande obras no seu tempo e que são pesquisados e estudados até os dias de hoje.
A política e o modo de vida a cultura da Europa muda o mundo também produz sua própria artes as civilizações como a China o dragão adormecido tem um forte e ricas artes, em particular a lingua originalmente uma arte de escrita altamente desenhada, outra pais que tem grande modo de produzir arte em vários campos é a Índia produz uma arte ligada a cultura relgiosa igual a Europa. Na india a   a religião influencia em muito o modo de vida indiano templos são construídos e a religião pregada de um ponto de vista totalmente diferente do ponto de vista cristão onde o ser e mais importante do que o ter mas isso mudou muito com a forte chegada do capitalismo no campo da cultura a india recebue forte influencia da colonização inglesa se tratando de cinema  a industria do cinema e uma das maiores do planeta.
Ao avançar do tempo na idade moderna o modo de produção de arte cresce o modo de imprensa aparece e surge a literatura com grande força, o antigo modo de escrita feito nos Monastérios já vai desaparecendo com a invenção da prensa por Gutenberg.
A renascença, mas o modo de pensar do iluminismo cria a futura sociedade do século XIX e XX o modo de fazer arte se transforma, mas sempre crescendo a musica vira clássica no século XIX tocada em grandes palácios ou em eventos especiais para poucos ouvintes.
No século XX tem um grande salto no campo das artes além de ser o século das grandes guerras mundiais foi também o século do crescimento Cultural Humano diversos campos produção uma rica cultura, surge novos meios de artes como o cinema no começo do século criado pelos irmãos Lumiere que faz uma maquina que produz imagens em poucos instantes era de fato uma revolução tecnológica, cultura e artística para o começo do século e logo espalhou para todo o mundo esse meio.
No campo da pintura surgem diversos movimentos artísticos plástico como dadaísmo, modernismo, surrealismo entre outros que inovaram na forma de pintar e desenhar e ver o mundo novo que nascia ao redor.
A fotografia cresce radicalmente e torna-se uma forma de documentar e também uma forma de fotografar vendo o mundo a sua volta com outros olhos esses olhos de poderia ser de uma pessoa que tem sensibilidade artística.
A musica no seculo XX cresce de forma assustadora não mais ligada a religiao varios mode propagar sons são criados entres esses estilos diversoso o Rock, Jazz, Samba, Blues, Bossa Nova, entre outros foram fundamental para a produção de diversos musicos que cantaram e encantaram gerações.
A arquitetura e o Design torna-se um meio novo de pensar espaços urbanos levando uma nova forma de construir e formatar edifícios casas que eram apenas meros lares tornam cada vez mais importantes no visual de uma cidade a arquitetura cresce e vira uma arte de grande importância para o espaço publico, no Brasil a arquitetura retrata-se com mais força em uma cidade em especial a nova capital do Brasil, Brasilia que tem um novo modo de perceber o espaço urbano.
No campo audivisual novelas, filmes e series crescem e com eles os atores diversificam novos meios de representar a atualidade e criado, mas a ponta de lança nesse modo de produção e o cinema que cresce e vira uma indústria.
No final da década de 90 a internet cresce no mundo e formas de produção de arte é criadas em apenas um aparelho o microcomputador e capaz de desenhar, tirar fotos, editar vídeos, criar vídeos, escrever e interagir com diversas partes do mundo esse e o ultimo estagio até o presente momento da evolução das artes e da cultura  meios que produz idéias, ou mesmo emoções humanas das mais variadas na necessidade primordial a necessidade de manifestação que faz parte do homem nos mais diversos trabalhos que ele produz criando uma cultura necessária ou não para sua existência que faz dele orgulhoso de si próprio, uma satisfação de produzir e o que sinto quando escrevo esse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário