Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Gladiadores


Gladiadores



Por: Bruno Ferreira


Quem eram os Gladiadores?

Os gladiadores eram homens treinados para lutarem em uma arena  proporcionando divertimento e distração para a massa romana sendo uma espécie de controle social das massas.
        Esses homens eram escolhidos entre os vencidos exércitos inimigos de Roma para serem escravos  se o escravo conseguisse muitas vitorias ele chegava a ser um herói popular, a arena mais fomosa de luta era o Coliseu uma das construções mais complexas e bonita da idade antiga.
Os gladiadores lutavam entre si, utilizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Participavam também das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos). Muitas vezes estes gladiadores eram colocados na arena para enfrentar feras (leões, onças e outros animais selvagens).
Com o passar do tempo esses gladiadores largavam a escravidão graças ao dinheiro e fama que ganhavam e poderiam até ganhar uma pensão do império Romano.
Essa política de proporcionar entretenimento as massas fazia parte da política do pão e circo, ou seja, o objetivo principal era amenizar a revolta dos romanos com os problemas sociais
             Com o crescimento de Roma surge muitos problemas sociais os camponeses vem do campo para a cidade, com o aumento da mão de obra escrava aumentando o numero de pobres e famintos na cidade, uma forma de conter rebeliões seria dar “pão” a população e divertimento através das Arenas “Circo” a distribuição dos alimentos eram feita nas arenas.
               Nos dias atuais a famosa política de pão e circo e empregada em alguns locais como espécie de conter as rebeliões, um das criticas mais atuais seria ao programa do governo brasileiro “Fome Zero” que seria doado uma quantia em dinheiro através de um cartão de credito possibilitando ao pobre comprar alimentos, os críticos dizem que essa quantia não é significante e faz parte de uma política de compra de votos, fazendo assim uma comparação a política romana do pão e circo, o circo nos dias atuais seria a televisão e novelas que controlaria a massa.
             Um dos filmes que aborda o período citado e o filme Gladiador a onde mostra através de uma historia fictícia uma história real a política Romana e a escravidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário