Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Igreja Católica


Igreja Católica




Por: Bruno Ferreira

A religião é uma instituição que tem grande poder de persuadir pessoas entre muitas a fé cristã se representa em sua maioria através da igreja católica está que foi fundada como uma instituição pelo imperador Constantino que converteram ao cristianismo concedeu a partir daí liberdade religiosa em todo império através do edito de Milão.
No ano de 391 pouco antes do império romano cair ele se torna religião oficial do império e surge a igreja católica como organização criada pelo império romano tendo como modelo hierárquico a estrutura do império romano.
Para conseguir cada vez mais adepto muitas dos rituais pagãos foram sendo agregados ao ritual cristão aos poucos os teólogos da fé crista formula uma ideologia baseada nos ensinamentos dos evangélicos escritos pelos apóstolos de cristo.
Com o cisma do oriente e do ocidente a igreja católica divide-se em duas na romana e ortodoxia tendo como cede a romana a própria cidade de Roma como chefe o Papa e do oriente a cidade de Constantinopla e tendo como chefe o patriarca.
A partir da queda do império romano a única instituição que ficou do antigo império foi a igreja católica que se torna na idade media detentora política, cultura, educacional e religiosamente do saber e dogmas daquela sociedade, sendo uma espécie de um grande cartório capaz de autenticar a coroa de um rei ou de um nobre.
Conquistando cada vez mais fiéis, a Igreja cresceu e teve que se reestruturar. Para mostrar cada vez mais poder, investiu em grandes edificações e expedições de catequização. E, para manter seu patrimônio, cobrava impostos aos fiéis, alegando que receberiam de volta (o que contribuíam) em salvação espiritual. Não demorou, para que aparecessem fiéis desgostosos com tais práticas, ameaçando a ordem da Igreja.
A igreja torna-se detentora do saber e seus membros eram únicos detentores das letras e conhecimento da época possuidora desse período de fonte de conhecimento humano foi ela que fundou as primeiras universidades e influenciou na arquitetura e na mentalidade da idade Media, os Papas é como a mensagem de Deus na terra.
Para manter o poder nas mãos ela cria um tribunal para aqueles que não aceitam a doutrina católica conhecido como tribunal da “Santa inquisição” e punia os cidadãos acusados de heresia.
Mas com o surgimento de Lutero na Alemanha que protestava contra a igreja a historia começa a mudar e a bíblia passa a ter um novo significa não mais a palavra do padre como aquele que detinha a palavra uma nova concepção crista abordada por Lutero começa a nascer mudaria para sempre o futuro da igreja católica como a detentora da fé e do saber.
Nos dias de hoje a igreja cólica ainda tem formidável poder como possuidora de uma forte tradição e cultura detentora de obras de artes de grande importância e de um poderoso patrimônio, mas no campo ideológico, teológico sofre crises de valores a onde a sociedade não vê mais a igreja como única fonte de respostas a tecnologia ajudou propagar novas idéias e religiões novas igrejas cristã surgem a cada dia com novas doutrinas a Bíblia passou a ser um livre com vários pontos de vista e não mais um único ponto de vista da igreja católica.
Portanto a partir disso a igreja teve que se atualizar em alguns campos tanto na fé propondo no Concilio vaticano II, e na atualidade ramos da igreja como carismáticos se assemelham muito a cultos evangélicos tudo isso com medo pela perda cada dia mais de fieis, outra crise que a igreja vem sofredo e de padres pedofilos que abusam das crianças de comunidades onde pregam, a igreja já pagou muito em idenizações as familias dessas crianças isso ocorre com maior força nos E.U.A


Nenhum comentário:

Postar um comentário