Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sábado, 17 de dezembro de 2011

O ILUMINISMO


O ILUMINISMO



Por: Bruno Ferreira

O iluminismo foi um movimento que surgiu na Europa propondo trazer novas idéias em vários campos mudando a maneira e o modo de pensar daquela época e de futuras gerações este movimento defendia politicamente a Burguesia que era contra o antigo regime assim a burguesia foi desenvolvendo sua própria ideologia baseado com seguintes argumentos.
 - O estado e verdadeiramente poderoso se for rico
- Para enriquecer, ele precisa expandir as atividades capitalistas.
 - Para expandir as atividades capitalistas é preciso dar liberdade e poder a burguesia.
Foi com esses argumentos que o iluminismo investindo contra a nobreza e o antigo regime procurava o equilíbrio de forças sociais do Estado absolutista e ao mesmo tempo surgia o iluminismo.
O iluminismo defendia a igualdade no comercio é no ato de compra e venda e igualdade jurídica na compra e venda desta forma o individuo devia ser igual nas leis sem privilégios de nascimento.
A tolerância religiosa era de fundamental importância para a realização e era uma das regras a seguir pelos iluministas compreendeu que seria irracional excluir compradores ou vendedores em função de suas crenças ou convicções pessoais.
A liberdade pessoal e social era de fundamental importância para que a burguesia possa se desenvolver em uma economia de mercado em que todos sejam livres, assim o iluminismo era imediatamente contra o escravismo defendendo uma sociedade de trabalhadores livres.
A propriedade privada seria desta forma a essência da sociedade capitalista. O iluminismo era, portanto uma filosofia nova que combatia a velha forma de poder monárquico, mercantilista e religioso propondo um mundo livre, justo e igual beneficiando nesse período o capitalismo comercial.
Essas teorias foram propostas pelos seguintes pensadores  Montesquieu, Voltaire Diderot e d’ Alembert, Rousseau, Adam Smith que procurava defender a razão que consegue iluminar tudo nesse período de inovação alguns monarcas adotaram essa nova política e ideologia iluministas podemos destacar, Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia, José II, da Áustria e em Portugal o Marques de Pombal.
Portanto o iluminismo foi um ideologia proposta por pensadores a onde foi empregada pelos burgueses na sua política contra o antigo regime, no seu ideário principal estava a liberdade, igualdade e a fraternidade justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário