Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A República Romana O Poder da Plebe Ontem e Hoje.




Por: Bruno Ferreira

Quando Roma passou seu sistema político de monárquico para republicano conservou alguns valores como senado onde fazia parte um grupo de anciãos com o poder de tomar decisões.
Em cada assembléia elegia dois cônsules cujo objetivo era de evitar o despotismo, nos primórdios da republica romana foi dominado por dois grupos de cidadãos os patrícios que era a elite dona de grande quantidade de terras e a classe baixa os plebeus.
Os primeiros dominavam a política e com isso os plebeus revoltaram contra o sistema que estava imposto no ano de 494 antes de cristo levou a criação de uma assembléia de plebeus com dois tribunos eleitos anos mais tarde esses tribunos tiveram o poder de veto sobre leis vindas do senado.
Em 445 antes de cristo os direitos dos plebeus foram adquiridos através das leis das doze tabuas e no ano de 366 antes de cristo elegeu se o poder o primeiro plebeu como cônsul.
Vemos que tanto no passado como agora a “plebe” classes mais baixas na ordem social vigente de cada época chega ao poder vemos que do ponto de vista social isto significa muito para a classe que chega ao poder nos dias hoje vemos que mais recentemente a classe que chegou ao poder no Brasil foi a classe dos trabalhadores através de um partido político representado por um líder sindical que chega a presidência do ponto de vista histórico e um grane ganho de representatividade em uma republica democrática como a do Brasil.
Porem as promessas de reforma do sistema para evitar corrupções e acelerar o crescimento dos pais foi invalidas, ocorrendo o que ocorre sempre quando um grupo político menos favorecido chega ao poder apenas os beneficiados são os que detém o poder, no Brasil algumas avanços o governo conseguiu fazer do ponto de vista social mas do ponto de vista ético foi um fracasso.

2 comentários:

  1. Ótimo artigo. Sempre que estudamos sobre Roma Antiga, suas fases: fundação de Roma, República Romana, Império Romano e Decadência, sempre ficamos fascinados!!

    ResponderExcluir