Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A França Merovíngia e Carolíngia



Por: Bruno Ferreira

Após a queda do império romano a Europa se fragmenta em vários estados o mais bem sucedido foi o estado do reino dos Francos ou antiga Gália de inicio tribos comandada por Clóvis conquistando grande parte da antiga província da Gália.

Os Merovíngios
Clóvis combateu os romanos e os rivais dos Francos em 476 e tambem converte-se ao catolicismo logo expulsa os visigodos após a morte do grande Clóvis o reino foi dividido entre seus filhos que estabelecia a dinastia merovíngia.
Essa dinastia continuou a se expandir tomando o restante da  Gália exceto a Bretanha em 536 após   a morte de Dagoberto I o poder dos reis francos decaiu varias  facções da aristocracia começaram a disputar o poder a vencedora foi a facção dos Carolíngios a começar pelo Pepino II que foi aumentando seu poder passando de prefeito do palácio a dono do poder.


Os Carolíngios
Pepino III teve autorização papal para depor o ultimo governante merovíngio e tornar-se o primeiro rei da dinastia Carolíngia, o reinado do seu filho Carlos Magno  atingi grande auge iniciando conflitos com estados vizinhos as campanhas militares Magno conquistou da Saxônia e anexou os  reinos da Lombardia e outros.
O reinado de Carlos Magno foi de grande realizações esse período ficou conhecido como renascimento carolíngio com objetivos  de reformar a igreja dos francos, magno corou se imperador em 800 após magno assume o seu filho Luiz o piedoso que teve três filhos  divide o império  enfraquecendo a dinastia nesse período houve varias invasões dos Vikings  por ultimo Hugo capeto depõe  o ultimo monarca carolíngio Luis V, 987 para a partir daí iniciar uma nova dinastia.

Um comentário: