Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Mundo dos Impérios - 1850


Por: Bruno Ferreira

        A Revolução Industrial e Francesa e também a independência dos Estados Unidos fez nascer um o mundo diferente no século XVIII e XIX que estava cercado de impérios. 
     Na America  surgia uma republica democrática que dominaria grande parte da America do  norte, com seu processo de expansão.  O México seria um grande pais, mas sem força econômica com o avanço dos americanos sobres seus territórios. O único pais das Américas a ser de fato um império político era o Brasil com imperador e tudo o que deve ter um império, só tornou-se um império devido a intervenção estratégica do rei D. João VI ao deixar seu filho o D. Pedro no Brasil, este que manteve a estrutura monárquica no maior país do sul das Américas.
     A Europa permanecia em conflito com o surgimento dos estados nacionais, mas ate 1815 o império Napoleônico depois do romano foi o maior a existir em toda Europa.  Ao leste estava o grande império Russo o maior do mundo em extensão territorial a China ainda não era conhecida como China, mas sim como império Qing voltando a Europa. 
       Surgiram  as potencias coloniais, Inglaterra, França, Portugal e Espanha possuíam ainda grande quantidade de colônias espalhadas pela Ásia e África.  O século XX as colônias foram pedindo independência após a primeira e segunda guerra mundial.
      Do ponto de vista político e ideológico essa época estava marcada por diversas opiniões no campo político como a volta da monarquia absoluta, havia também os liberais econômicos que desejavam um mercado livre como também uma política democrática livre e estava surgindo como oposição a este modelo os socialistas que pregava uma sociedade justa contra desigualdades sociais.         A Europa  surgia com os movimentos Nacionalistas em cada pais.No campo econômico o desenvolvimento industrial da Inglaterra fez surgir pela Europa mais e mais indústrias e com isso aumentar o desenvolvimento industrial a  expansão dessa nova forma econômica de capitalismo dominou o modo e a vida humana nos seculos futuros. 
          Para o sucesso desse plano econômico  precisaria de novos mercados consumidores, libertar os países da escravidão seria uma forma de aumentar o consumo,  com isso a Inglaterra poderia vender mais produtos as antigas colônias. 
       Foi o que aconteceu num breve espaço de tempo a Inglaterra se tornou grande potência do mundo por mais de 200 anos, até que os Estados Unidos assumiu o posto no século XX, esse que foi um breve século de grande mudanças tecnologias, sócias e que surgiu duas grande potências no final do século os Estados Unidos e a União Soviética.
         Portanto vemos que em 300 anos o mundo ganhou e perdeu impérios e passou a ser governado no ultimo seculo por um elite econômica global essa que foi beneficiada pelo avanço da globalização que fez o mundo ficar conectado com as novas formas de produção industrial, tecnologica e intelectual.

2 comentários:

  1. Sua inciativa é muito boa mas há graves erros ortográficos, gramaticais.. seria bom que houvesse uma revisão, afinal, somos professores.

    ResponderExcluir
  2. Sempre assim os erros gramaticais fala mais alto do que o conteúdo

    ResponderExcluir