Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sábado, 17 de março de 2012

A construção das Cidades no Processo Historico




Por: Bruno Ferreira

O espaço que vive o homem sempre foi de muita importância  no processo histórico e geográfico, e nesse espaço que o homem consegue fazer a sua história e desenvolver sua vida, o mais importante espaço do momento tem sido as cidades, e nelas que o ser humano trabalha, estuda, apaixona-se, casa, morre e vive da forma pela qual a sociedade se compõe esta todos os grupos  nas cidade que se formam diversos grupos sociais e políticos.
Quando olhamos o passado e vemos que a trajetória para a formação das cidades não começou simplesmente do dia para a noite, mas foi um longo processo de construção político, social, cultural, econômica e histórico.
O homem começa formar os primeiro núcleos urbanos há muito tempo a exato 3 mil anos antes de cristo na região do oriente médio, no norte da áfrica esses homens sabiam que juntos eles podiam fazer muito mais e por isso organizaram a construção de vilas e diques e a formação de hortas para o cultivo de alimentos o homem consegui dividir o trabalho e assim formar os primeiros núcleos trabalhistas e assim surge diversas classes e com ela aparece a divisão política  a pessoa que iria liderar aquela pequena vila, naquele tempo era entao o líder não era apenas de ordem política mas também de ordem religiosa vemos isso com grande força no Egito onde o faraó possuía os poderes divino e político.
Com a aglutinação de poder e de liderança faz surgir uma liderança militar que poderia também agregar outras cidades surgindo uma cultura e posterior um estado uma civilização as primeiras foram Egito, Fenícios, Gregos, Romanos, Babilônios, Persas entre outros do período.
O grande império da antiguidade foi o império romano que construiu com base na península ibérica existe aquela velha frase todos os caminhos levam para Roma capital do império esta cidade que virou o centro do mundo antigo onde era construída uma cidade de poder e gloria.
Essa cidade que tinha poder e gloria ate o aparecimento de outra grande importante cidade Constantinopla essa que mudou de nome três vezes e se tornou um ponto de ligação entre o oriente e ocidente vem à era medieval e com ela o encastelamento da grande massa da população surge com força os feudos e as cidades perdem sua força na Europa, mas uma cidade naquele período era disputada no mundo a mística e religiosa Jerusalém  que foi destruída e reconstruída varias vezes a onde a história do mundo vive marcada nas ruínas ate os dias atuais.
Com o surgimento de um modo de troca surgi os primeiros passos do capitalismo naquele tempo nomeado por mercantilismo com a guerra e o poder dos turcos no oriente médio a Europa deveria procurar outra rota de comercio e foi por meio do atlântico que surge essa nova rota marítimas com isso, as cidades novamente começam a crescer na Europa pelo progresso que o mercantilismo realizava surge nesse processo uma nova classe social capaz de mudar a história da humanidade a burguesia que seria a grande revolucionaria da modernidade.
O mundo torna-se pequeno com o descobrimento de novos continentes as Américas nessas novas descobertas descobrem novos povos entre os quais os incas e maias que constituíam verdadeiras civilizações e grandes cidades de pedra bem elaborada que desapareceram com o a força da arma de fogo do homem europeu.
Novas cidades surgem na America metrópoles surgem na Europa entre as principais paris a futura cidade luz e Londres a cidade que seria a indústria do mundo moderno a partir da grande revolução industrial que fez nascer uma nova economia e um novo modo capitalista o industrial onde fez crescer ainda mais as cidades, em paris fez surgir um nova  ideia política e democrática surge o poder da democracia que viria com as ideias iluministas propondo igualdade, liberdade e fraternidade.
Paris foi o ponto inicial dessas novas ideias no novo mundo as cidades apareciam e cresciam como as cidades do oriente também fazem parte do processo de construção de um mundo cada vez mais urbano no século XIX os Estados unidos e a Europa tinham grandes cidades com poderosa desigualdade o que acontecia no Brasil nesse período o mesmo mas a desorganização dos centros urbanos foram sendo construídas durante o século XX no Brasil por péssimas administrações que o Brasil teve a construção urbana foi sempre muito ruim com o êxodo rural que o Brasil teve nos últimos 50 anos surge favelas a industrialização tardia fez nascer a crescente procura por melhores condições nos centro urbanos entre eles são Paulo e rio de janeiro e belo horizonte com isso a desorganização urbana foi grande.
Nesse período de grande desenvolvimento provocado por políticas de Getulio e principalmente de Juscelino fez nascer no centro do pais uma nova capital Brasília no centro do pais mas mesmo assim esta cidade sendo planejada não ocorreu uma divisão social urbana justa e fez surgir cidades e vilas em volta de Brasília as famosas cidades satélites.
Hoje vemos que o Brasil tem se organizado em torno da solução urbana que é de difícil construção o programa minha cada minha vida e o crescimento econômico fez nascer uma nova classe media capaz de comprar imóveis e o governo também tem ajudado com subsídios na construção civil o quem ajudado a diminuir o déficit habitacional.

4 comentários:

  1. Faltam vírgulas!
    Existem incoerências gramaticais.
    Corrija.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno! Estou estudando para a Escola Sesc e queria saber se esse conteúdo pode ser estudado como o tópico "Ser humano: processo histórico e organização do espaço
    geográfico.".

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. A todos vocês que estão buscando conhecimento, sinto dizer mas este "artigo não merece nenhuma credibilidade. A primeira regra para se dizer se é um bom ou mau artigo está na escrita, no respeito às regras gramaticais, e o que vemos aqui é um estupro de todas elas. Não pensem que sou maldoso, mas a construção do saber exige saber escrever bem.

    ResponderExcluir