Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os Zapotecas




Por: Bruno Ferreira

Muito se fala dos povos pré – colombianos entre eles alguns ganharam fama no mundo todo que são os Maias, Incas e Astecas, mas pouco se fala dos Zopotecas esse povo  que viveu cerca de 500 a.C., que surgiu no Vale de Oaxca, perto da Costa do golfo do México, baseado na construção da cidade de Monte Albán.
O monumento mais evocativo dessa cultura era o templo de lós Danzantes, que contem nela entalhes de diversos homens em posições distorcidas, com os membros do corpo desarticulado provável representação seria de dançarinos. Os Zapotecas usavam um sofisticado sistema de escrita no uso do seu calendário.
No período clássico do zopotecas Monte Albán tinha uma população de 25 mil habitantes, com uma quantidade de povoamento-satelites nas terras mais baixas que cerca a cidade principal, essa cidade cresceu ainda mais rápido depois da expansão da grande Plaza principal, essa expansão e escrita nos templos como uma época de grande conquista.
Por volta de 900 D.C o Centro urbano de Monte Albán estava deserto, e ninguém sabe por que a cidade foi abandonada, mas ela permaneceu vazia até ser parcialmente ocupada pelo povo  da cultura Mixteca, nos sécs. XII e XIII D.C.

Bibliografia
História Mundial – Guia Ilustrado Zahar – Philip Parker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário