Pesquisar neste blog

Carregando...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Principais Religiões do Mundo




Por: Bruno Ferreira

No Oriente existem muitas religiões ou seitas, a partir do I milênio a.C, as religiões foram se espalhando  por grandes áreas, mas ao longo da história algumas predominaram a cultura oriental entre elas podemos destacar o hinduísmo, Budismo e Xintoísmo destacando nesse texto as duas primeiras.
Hinduísmo
Essa é uma antiga religião que se baseava em três deuses: uma antiga divindade chamada Brahma; Vihnu, o criador; e Shiva a destruidora. Em cerca de 500 A.C  a principal forma de adoração era o bramanismo, através de escrituras épocas conhecidas como Mahabharata e Ramayana foram que espalharam a crenças hindus até a cidade de Java onde construiu  grandes templos.
Budismo
Príncipe real nascido no nordeste da Índia em cerca de 563 a.C Sidhartha Gautama deixou uma vida de riqueza e de luxo afim de dedicar-se ao budismo. Construiu assim uma vida baseada no conjunto de valores morais, em vês de devoção a um deus, Gautama ( o Buda) ensinava que a única maneira de uma pessoa escapar do sansara, o ciclo de morte e renascimento,  era através de uma perfeição moral. O budismo após um século na índia quase se tornou extinto na Índia, porém espalhou para a China e Japão estabelecendo nesses lugares no sec. VII d.C.
Religiões Monoteístas
O judaísmo e o cristianismo são diferentes das religiões apresentadas pois acreditam em apenas um deus, o judaísmo atribui a primeira religião monoteísta com a ritualística e doutrina de Moises, o cristianismo começa como uma derivação do judaísmo mas em pouco tempo toma forma e torna-se uma religião distinta, baseada sua fé na crença de Jesus cristo, o filho de Deus, que morreu na cruz para expiar os pecados humano, o cristianismo foi oficializado por Constantino e na idade media o cristianismo e reformado e surgir dissidentes os chamados protestantes
A ultima das principais religiões do mundo foi o mulçumano ou islamismo que surgi na Arábia no século VII d.C, divulgada pelo profeta Maomé, seus seguidores proclama que o profeta Maomé recebeu uma revelação divina e logo essa revelação se espalhou pelo mundo principalmente no oriente próximo  e pelo norte da África chegando até a Espalha em 711 d.C.

2 comentários:

  1. Um texto interessante que prendeu minha atenção e ao mesmo tempo me informou de uma maneira clara e inteligente ... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bruna Deluany como vc está?vc mora em montes claros?

    ResponderExcluir

Salvando a Amazônia