Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Socialismo e Marxismo



Por: Bruno Ferreira

“A História de Toda.. Sociedade é
A História da Luta de Classes.”
Karl Marx, O manifesto comunista ‘1848


A revolução Industrial que começou na Inglaterra e depois espalhou pelo mundo fez com que os trabalhadores se organizassem por melhores condições. Nasceu então a filosofia chamada de Socialismo, que defendia que a riqueza deveria ser compartilhada, indo para as mãos de quem produzia e não para as mãos de burgueses.


1532 – 34,  causaram descontentamento e ouve Também lutas na Inglaterra, mas a Europa industrializada  do século XIX forneceu os primeira arena em pratica.
Entre os primeiros socialistas um inglês chamado Robert Own, que propõe uma sociedade na qual a propriedade fosse coletiva. No inicio do sec. XX, muitos países europeus haviam criado partidos socialistas, incluindo o Partido dos Trabalhadores na Inglaterra (1900) e o Partido Socialista da França (1902).
Marx foi o pensador mais radical que era nascido na Alemanha, que via a história como uma serie de lutas de classe que levaria ao fim do capitalismo. Por duvidar do compromisso dos mais modernos “social-democratas” Marx ajudou a criar a
Alemanha na Associação Internacional dos Trabalhadores em 1864, que atuava como uma plataforma para disseminação de suas teorias revolucionaria. Muitos acreditavam que a revolução ia ocorrer ou na França ou na Alemanha, mas isto não aconteceu, foi ocorrer na Rússia, pais que não era desenvolvido, mas que os marxistas chegaram ao poder em 1917 na famosa revolução vermelha.
As ideias revolucionariam partiam do escritor, jornalista e historiador Karl Marx que escreveu muitos livros entre eles O manifesto comunista 1848 que estabelecia o pensamento do socialismo revolucionário.
Por fim a união soviética U.R.S.S não vingou e o comunismo hoje sobrevive de forma política apenas na China, mas na pratica a china mantém a política comunista e a economia de mercado o único pais que prevalece a ideologia marxista é cuba que mantém –se isolado do mundo, hoje muitos partidos de esquerda usam de algumas ideias de Marx para implantar um socialismo menos fanatizado e diminuir um pouco o capitalismo selvagem que tanto ocupa as economias subdesenvolvidas do mundo.

Bibliografia:
História Mundial - Guia Ilustrado do Zahar - Philip Parker

Nenhum comentário:

Postar um comentário