Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

domingo, 8 de abril de 2012

Titanic: 100 Anos Depois




Por: Bruno Ferreira


O Titanic foi lançado ao mar em 10 de abril de 1912 sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão de chegada a seu destino era de uma semana, mas essa viagem nunca terminou acontecendo uma tragédia que entraria para a história humana como sendo uma das suas maiores ele foi atingido por iceberg e poucas horas depois aconteceu o naufrágio.
Para seu tempo o Titanic era considerado a grande obra da engenharia pós moderna e por isso foi considerado o navio que jamais naufragaria, o navio tinha 270 metros e era constituído por campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de 'Café Parisiense', era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.
O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith, que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países.


A viagem transcorreu calma durante 4 dias, durante esse tempo o navio era alertado por outros que os mares do Atlântico estava cheio de icebergs e que seria melhor ter cautela, mas mesmo assim o comandante mandou manter a velocidade máxima 40Km horários.
Até que topou de cara com o grande iceberg de imediato as medidas foram tomadas para evitar o naufrágio, mas as medidas usadas não foram precisas e o barco bateu contra a imensa montanha de gelo rasgando o casco do navio.
De imediato foi dado a ordem de abandonar o navio, mas os barcos eram insuficentes para todos os tripulantes apenas 20 boates que caberiam 1178 mas os boates não saíram com sua capacidade máxima é apenas 750 se salvaram o restante da tripulação morreram e apenas alguns sobreviveram.
Muitas pessoas se perguntam como um navio tão grande e luxuoso afundou em sua primeira viagem os historiadores dizem que as condições climáticas e a imprudência dos marinheiros por não terem naquela noite binóculos para observar o oceano.
Em 1985 o explorador Robert Ballard encontrou o lugar do naufrágio do Titanic no fundo do Oceano Atlântico. Estando os restos dessa imensa maquina de transporte a 3,5 e meio no fundo do mar.
Essa história foi imortalizada pelo filme de James Cameron que ganhou 11  Oscar, e entrou para a história do cinema como um dos melhores romances do século xx mostrando a história com um fundo romântico do casal rose e Jack 

OS GRANDIOSOS NÚMEROS DO TITANIC
O Titanic tinha 270 metros de comprimento e pesava 46.329 toneladas O navio foi construído em quase 3 anos e custou aproximadamente 450 milhões de dólares
2.227 foi o número de passageiros à bordo na viagem inaugural do navio
A banda que tocou até o momento final do naufrágio era composta por 8 músicos
Para a alimentação de todos os passageiros foram levados, entre outros alimentos, cerca de 40.000 toneladas de batatas, 3 toneladas de manteiga, 20.000 garrafas de cerveja e 15.000 garrafas de água mineral
No dia da colisão, o comandante recebeu 6 mensagens de aviso de iceberg de outros navios
O Titanic levava 3.560 coletes salva-vidas individuais e apenas 20 barcos
A parte da frente do navio levou 6 minutos para ir do nível da água ao fundo do mar. A de trás submergiu em 12 minutos
1.522 pessoas morreram na catástrofe

Bibliografia Digital
http://www.titanicsite.kit.net/historia2.html 

 

Um comentário:

  1. Não foi Spielberg mas sim James Cameron a fazer o filme.

    ResponderExcluir