Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fontes Históricas




Por: Bruno Ferreira

As fontes históricas são de fundamental importância para a construção da escrita da história essas fontes são muitas hoje como: jornais, mapas, revistas, vídeos, cinema, livros, sites e imagens entre outros meios.
Não se passa nessa vida sem deixar marcas ou algum tipo de fontes históricas um dos maiores pesquisadores dessas fontes alem dos historiadores e sem duvida os arqueólogos que buscam fontes de povos desaparecidos.
E por meio dessa pesquisa de fontes históricas que se escreve a história e que determina o modo de como a história vai ser contada em diante na historiografia a diversos modos de escrever a história e de focar um acontecimento, podemos citar as vertentes historiográficas como o marxismo, positivismo, metódica, a escola dos Analles e sua gerações ao longo do século XX a fonte historiográfica aumentou e muito deste modo o fato histórico e muito bem contado e aprofundado, mas também ao mesmo tempo e mais influenciado pelas circunstâncias.
No começo a historiografia era produzida de dois modos através de documentos do estado e relatos e a olho nu como o historiador Heródoto a produziu deste modo a fonte não era totalmente certa ao longo da história o modo de escreve a história foi aperfeiçoando.
Hoje temos “historiadores do cotidiano” que podemos chamar de jornalista que escrevem todos os dias para jornais e revistas sobre fatos da vida humana e cotidiana nas suas variadas vertentes, o historiador não pode ser considerado apenas como um jornalista, pois a sua busca e diferenciada e aprofundada ele busca hoje a verdade do fato para que de tal forma o fato histórico seja o mais concreto possível.
Ate mesmo a fonte histórica pode ser manipulada, por isso existe uma ciência especial, a Heurística, só para cuidar da verificação e investigação da autenticidade das fontes históricas.
O mais importante da fonte histórica e saber distinguir o momento vivido do presente que estamos para saber que a história a mudanças constantes no seu processo que não tem um fim certo.

Um comentário: