Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A independência da America Espanhola




Por: Bruno Ferreira

Até 1775 o controle da Espanha sobre suas terras coloniais parecia incontestável até que os ideias da Revolução Francesa e da independência americana influenciou movimentos de independência na parte espanhola, com a chegada de Napoleão ao poder e a conquista da Espanha por ele foi a partir dai o momento oportuno para que as colônias consegui-se  rebelar pela independência sem poder mandar tropas a independência dos futuros países latinos americanos estavam certo.
A libertação da America espanhola nascia nos extremos opostos do continente, começando pelo sul com San Martin ex-oficial militar que comandou 5 mil soldados a partir da Argentina, através  dos Andes, até um ponto mais vulnerável do Chile,libertou também o peru.
Ao norte chegava Simon Bolívar, em 1819 Bolívar foi nomeado presidente da Gran Colômbia  uma união Colômbia, panamá e Equador, em 1821 ouve outras campanhas de libertação Nova granada e Venezuela, em 1810 surgia também movimentos de libertação no México comandado por Miguel Hidalgo  mas foi morte e no seu lugar Porfírio dias assumiu o comando do México e colocou uma ditadura.
No Brasil as classes coloniais mais altas queria um laço colonial, mas com a vinda da família real que só foi embora em 1821 deixando seu filho no poder a onde pediu  e proclamou a independência do Brasil e se coroou imperador, a uma diferença na independência portuguesa e espanhola enquanto o Brasil mantinha sua união territorial a America espanhola se fragmentou em varias republicas.
Para o Brasil o grande nome da independência e D. Pedro I e José Bonifacio articulador da independência brasileira, mas para a America espanhola foram dois grandes nomes Simon Bolívar seu sonho era uma grande união dos novos estados independentes, mas isso não aconteceu, e Jose de San Martín herói nacional da argentina na luta pela independência em 1812 onde também cruzou os Andes para pedir a independência chilena e peruana, ele foi morrer na França  em 1850.

Nenhum comentário:

Postar um comentário