Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Legionário de Roma



Por: Bruno Ferreira

O que seria um legionário?

Um legionário era um soldado que fazia parte de uma legião,  esta  era composta de 4,500 a 5,000 mil homens, abordava 10 cortes, os legionários em geral eram cidadãos romanos eles começavam sua carreira aos 20 anos iria até o 50.
O legionário tinha uma variedade grande de armas com dardos de metros, tinham lanças de 3,5 m. e todos tinham um espadim e ainda tinha um escudo que era usado em manobras como a conhecida manobra tartaruga.
As legiões de Roma forma fundamentais para que o império chega-se ao tamanho que chegou e elas que garantiam o tamanho e a segurança do império mas chegado momento das invasões bárbaras  as legiões e o império foi enfraquecendo.
Durante a história vemos outros exércitos serem chamados de legionários e o caso da legião francesa, que foi criada para ter vários tipos de soldados ela abrigava    criminosos e na igreja católica também podemos citar outro tipo de legião  “legião de Maria.”

“ Em um seculo, Roma deixou de ser um cidadezinha provinciana para tornar-se a mais poderosa cidade da itália, com ambições no exterior que alarmavam a vizinha Grécia. A destreza militar dos romanos se devia principalmente à organização  de seus soldados em legiões e centúrias, o que lhes dava flexibilidade no campo de batalha e um método eficiente de fazer a guerra, algo entre a compacta falange e as espaçadas fileiras celtas.”
GILBERT Pg26

GILBERT, Adrian. Enciclopédia das Guerras: Conflitos Mundiais Através dos Tempos. São Paulo: M. Books, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário