Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Brasil na Segunda Guerra





Por: Bruno Ferreira


O empréstimo dos E.U.A para o Brasil foi aprovado antes mesmo dos americanos entrar na guerra quando eles receberam o ataque de Pearl Harbor, através desse ataque os americanos entraram na segunda guerra.
Essa associação acontece num momento chave da historia do Brasil, pois ate o momento ele tinha simpatia pelos oposicionistas , fazendo um jogo de neutralidade mas com interesses, de fato mesmo era que havia uma divisão no governo de Vargas.
Com a ajuda de Osvaldo aranha que propôs o rompimento com o eixo, os E.U.A comprometeu a proteger o Brasil , embora o pais não tinha travado guerra com a Alemanha, que na época representava o segundo maior parceiro comercial do Brasil, Hitler determinou o bombardeamento de navios brasileiros.
A partir daí a população queria vingança, e em agosto  1942 o Brasil entrou na guerra em 1943 o presidente Roosevelt visitou o Brasil e mandou construir uma base em Natal e chamou Vargas de ditador da democracia e ainda sugerir que o Brasil fosse um dos fundadores da futura nações unidas, Vargas recebeu em troca dinheiro armas e enviou tropas brasileiras para a Europa.
                A FEB foi criada por um decreto e nem todos os países eram favoráveis a presença de tropas brasileira, pois eram mal equipadas e despreparadas, esperava-se 100 mil brasileiros mas apenas 28 mil se alistaram, muitos deles negros de inicio eram para levar para a áfrica mas as tropas do eixo foram derrotadas la e mandaram para a Itália em 30 de julho de 1944 numa operação sigilosa 5 mil soldados  embaraçaram no Rio dentro do navio norte americano General Mann, em 239 dias de luta os brasileiros não fizeram feio e participara da conquista  dos Apeninos, a cadeia montanhosa no norte da Itália e da tomada do monte castelo que ouve por três vezes, a FEB teve  465 mortos e 1517 feridos e 658 acidentados.
                A FEB capturou mais de 20 mil alemães, 80 canhões e 1500 viaturas e em 18 junho os pracinhas voltaram ao Brasil e desfilaram no Rio capital do Brasil naquela ocasião, foram recebidos com grande festa.
Portanto o Brasil participou da história dos vencedores mas de forma tímida ele não recebeu o acento de segurança da ONU e sua participação foi muito tímida visto as outros aliados, o exercito sofreu mudanças através de uma nova política militar pois viram que o exercito brasileiro era despreparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário