Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

Carregando...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A História do Templo de Salomão







Por: Bruno Ferreira


Salomão filho de Davi ordenou a construção do templo para Deus, para colocar a arca da aliança onde continha o código da lei de Deus, de inicio o templo foi idealizado por Davi é Salomão deu inicio a obra.
O local da obra seria o Monte Moriá, onde Deus teria aparecido a Davi e onde Abraão teria levado seu filho Isaque para sacrificá-lo, sendo salvo disso por um anjo que segurou sua mão.
A construção demorou 7 anos e era um templo suntuoso e de grande luxo para abrigar a palavra de Deus, a arca da aliança foi levado ao lugar chamado santos dos santos.  O Tabernáculo e o Templo de Salomão (o primeiro Templo), bem como o homem, são compostos por três partes principais: o pátio, o Santo Lugar e o Santo dos Santos.
Mais tarde Israel foi derrotada pelos babilônios o povo judeu ficou presso na babilônia, este primeiro templo foi destruído e saqueado pelos babilônios e se misturaram ao povo babilônico, mas isso durou ate a chegada dos persas que derrotaram Nabuconosor, Ciro rei dos persas libertou os judeus alguns quiseram voltar para Jerusalém os que ficaram mandavam dízimos para Jerusalém surge nesse processo as sinagogas onde era muito parecido com o templo de Jerusalém, no entanto nesses lugares não acontecia os sacrifícios.
Na construção do segundo templo  Zerobabel, Neemias e Esdras, decidiram reconstruir o grande santuário. O Segundo Templo foi reerguido no mesmo local onde antes havia sido construído o Templo de Salomão. Após o fim do cativeiro babilônico, muitos judeus regressaram para Jerusalém e, por iniciativa de Zerobabel, Neemias e Esdras, decidiram reconstruir o grande santuário, que se manteve erguido entre 515 a.C. e 70 d.C, servindo de centro de culto e adoração do Judaísmo.
Foi após o regresso da Babilônia que o formato da religião judaica que se conhece atualmente passou a existir. Os cultos centravam-se nas sinagogas, existentes até hoje, um hábito adquirido no cativeiro, devido à ausência do Templo de Salomão, que havia sido destruído pelo rei Nabucodonosor. Esses locais funcionavam como um ponto de encontro dos judeus para as orações e leitura das Escrituras. Somente depois de ser reerguido o Segundo Templo é que os judeus voltaram a fazer sacrifícios ao Deus Altíssimo.
O segundo templo tinha uma estrutura bem menos suntuosa do que do primeiro nele fazia parte vários símbolos pagãos, com a vinda de um novo império mundial os romanos e a conquista da região de Jerusalém foram escolhidos pelos judeus Herodes para administrar a região conquista pelos romanos, ele ampliou o templo, mas de qualquer forma o templo mais tarde foi destruído por Tito imperador romano.
Desde a expulsão de Jerusalém por Tito até 1948, os judeus exilados espalharam-se pelo mundo. Historiadores defendem que, quando isso acontece, em cerca de seis gerações a cultura de um povo se perde por completo, extinguindo toda uma história. O povo judeu conseguiu manter sua cultura, mesmo disperso por muitos países planeta afora.
Mesmo com a vinda dos judeus para Jerusalém e com a criação do então sonhado estado de Israel o terceiro templo judeu não foi construído, algum ainda sonha com esse templo, outros falam que o terceiro templo será construído com a chegada do messias para os judeus ele será o construtor do terceiro templo.
No Brasil ocorre a construção do templo de Jerusalém pela igreja crista protestante universal com grande quantidade de recursos esse templo será erguido em São Paulo e terá a mesma arquitetura do templo de Israel a previsão e que em breve ele esteja pronto.
Portanto a relação dos judeus com o templo construído por Salomão e muito forte faz parte da tradição e cultura dos semitas, que buscam a milênios o messias.

Bibliografia

http://www.otemplodesalomao.com/introducao.html

2 comentários:

  1. Cegos, Peço A Deus Que Tenha Misericórdia E Abra Os Olhos Deles, O Messias, Descrito No Antigo Mandamento, Na Palavra Base Do Judaísmo, Veio, E Eles Cegos Se Enganam Até Hoje, Como Se Ignorassem Todas As Professias Que Deus Lhes Deu, Através De Daniel, Isaías, Davi, Zacarias, etc.

    ResponderExcluir