Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O mundo líquido




Por: Bruno Ferreira


Vivemos um tempo histórico cada vez mais acelerado e por isso cada vez menos solido e mais líquido esse pensamento deriva do sociólogo Zygmunt Bauman.
Valendo da sua vasta obra no campo sociológico vemos que a história e as transformações que nela ocorre está cada vez mais rápida e menos solida reparamos em varias áreas ou ramos do conhecimento e da ciência.
Entre estes podemos destacar a vida: social, familiar, religiosa, cultura e política entre outras vemos que cada vez mais o tempo faz parte da construção liquida da vida  e a complexidade aumenta gerando incertezas na vida social.
No campo familiar mudou muito nos últimos séculos e anos em cada cultura a família é a primeira instituição que conhecemos, e a onde na maioria das culturas, o pai e provedor, e a mãe guardiã do ceio familiar, os filhos os subordinados que herdam uma cultura tanto familiar como também social.
Com o aumento da participação da mãe e da vinda do direito do divorcio a mãe ganhou maior destaque na vida familiar, pois ela cria os filhos e não mais o pai, ela torna-se a provedora em muitos lares aumentando com isso uma vida familiar cada vez mais líquida e mutável gerando um conceito de família diferente no século XX e XXI em que independente do sexo a família e constituída por pessoas e não por gêneros.
A vida religiosa mudou muito pra a família e para o mundo muitas religiões surgiram e o direito a liberdade de expressão, também construindo um leque de religiões cada vez maior com isso novas culturas religiosas e novos pensamentos a cerca do mundo que vivemos, criando assim incertezas e contradições cada vez maiores no individuo.
A cultura muda através das transformações familiares com isso à forma de alimentar-se, vestir, falar e de expressão social muda com o aumento das tecnologias criando um novo modo cultural.
A política humana mudou em muitos aspectos nos últimos séculos passando de um dom recebido por Deus para aquilo que transforma a vida humana, deixando de ser feita por nobres e reis passando a ser construído pela comunidade um avanço social.
            Portanto foram vários os fatores que contribuíram para a liquides do mundo e desconsolidação da vida humana, a dois pontos de vista nesse processo os que acreditam que a liquides seja o melhor caminho e os que não creem nessa ideia, sem duvida nenhuma o progresso tecnológico acelerado e o grande aumento de capitalismo e uma das causas do desaparecimento de valores que os homens acreditavam antes.

2 comentários:

  1. Essa foi uma análise sociológica muito bem feita em relação aos novos padrões comportamentais familiares. Parabéns pelo texto e por proporcionar essa reflexão tão oportuna. Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. O Lulu Santos, talvez sem saber ou querer, define bem o mundo em sua música "Tempos Modernos":

    Hoje o tempo voa amor
    Escorre pelas mãos
    Mesmo sem se sentir
    Não há tempo
    Que volte amor
    Vamos viver tudo
    Que há pra viver
    Vamos nos permitir...

    ResponderExcluir