Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

Roma Antiga a sua sociedade





Por: Bruno Ferreira


O império romano começa a sua trajetória a partir da cidade de Roma, a cidade que expandiu seus domínios por todo o mundo antigo e formaria ai o maior império da antiguidade não apenas pelo seu tamanho territorial, mas sua influência  cultural durante séculos.
Os estudiosos falam que o nascimento de Roma esta ligada as tribos de Sabinos e Latinos que instalaram se na região do Lácio, fundando varias aldeias entre as quais Roma. Mas só com os estruscos, em seu movimento de expansão que fizeram de Roma uma cidade, e foi esses que fundaram a primeira forma de governo em Roma a Monarquia.
                A história política de Roma é dividida em três períodos para os historiadores Monarquia (753 – 509 a.C ), República ( 509 – 27 a.C) este periodo a cidade virou um território e suas instituições sociais e econômicas expandiram-se  tornando a grande civilização que conhecemos.
                Na sua fase final como império (27 a.C -476 d.c)  Roma enfrenta vários problemas estruturais e também políticos e sociais a combinação de problemas externos e internos levou a civilização romana à decadência.
                A sociedade romana era dividida em classes que são conhecidas patrícios, clientes, plebeus. Os patrícios eram  cidadãos romanos  e tinha grandes propriedades  de terras rebanhos e escravos e tinha direitos políticos. Os clientes eram homens livres que se associavam aos patrícios em busca de diversos serviços pessoais em troca de auxilio econômico e proteção social.
                Os plebeus eram também homens livres  dedicados ao comercio e artesanato esses representava a maioria da população  romana sendo constituídos de imigrantes vindos de regiões conquistadas pelos romanos esses não tinham direitos políticos. Os escravos eram em sua maioria prisioneiros de guerra e faziam diversos serviços domésticos e trabalhos agrícolas Desempenhavam funções de capatazes professores e artesãos etc. este era considerado um bem material.
                A sociedade romana era diversificada e totalmente estratificada como vimos ao longo dos anos grupos foram se fortalecendo e outros decaindo, ao final desse processo essa estrutura caiu abrindo expanso para a sociedade feudal e para uma nova forma de domínio político-religioso.
                Ao longo dos anos a plebe depois de conflitos contra os patrícios conseguiram algum direito político e pode com isso aumentar sua influência dentro do império que mudou a cara do mundo antigo.
                Por fim o último grande império do mundo antigo caiu com a divisão política e com as invasões bárbaras dando espaço para a construção de diversos países e culturas por onde  dominou em muitos a sua influência nítida como a própria Itália berço da cidade e do império romano.

2 comentários:

  1. Ola, Professor estou fazendo plano de aula, como citar um dos seus textos em meu trabalho.

    ResponderExcluir