Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Uma Reflexão Sobre a História




Por: Bruno Ferreira


A história tem por objetivo estudar o homem durante o tempo o que eles fizeram pensaram ou sentiram enquanto seres sociais. O conhecimento sobre esse estudo engrandece seu conhecimento histórico e a compreensão sobre o homem enquanto aquele que transforma e constrói o tempo, essa ciência tem ainda a possibilidade de compreender o passado e tentar ate mesmo prever o presente.
Apontando para essa ideia Fernand Braudel “História é ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis”. Mas estudar o passado não é exatamente prever o futuro não ira repetir exatamente como foi vários fatores favorecem para que um fato histórico seja diferente como político, econômico, e cultural.
O historiador nesse processo tem fundamental importância, pois é o que escreve segundo suas opiniões claro que buscando sempre ser o mais parcial, mas isso não ocorre pois ele não pode ser isolado de sua época e por esse motivo ele exprime sua opinião  seus valores e preconceitos, pois a história que ele escreve está ligada a história que ele vive, falar sobre um determinado momento da história e determinar certos meios para ser pesquisado como fontes históricas nesse processo de separação de materiais como cartas, livros, jornais, revistas e objetos ocorre a opinião até mesmo indireta do historiador.
Os fatos que ocorreram no passado pode ter sido definitivos e conclusivos mas para os historiadores isso não ocorre, o historiador procurar não trabalhar para o passado mas para o seu tempo, por é certo que ocorra injustiças históricas, a história se transforma durante um grande espaço de tempo e mesmo ela sendo ciência e uma atividade continua.
A história busca ser um processo continua de relação entre os fatos históricos e escrito pelos historiadores.
Para isso marcar os fatos o historiador ao longo de tempos de pesquisa definiu periodizar e historia em fatos que define o período de transição para o novo período assim definiu que antes de cristo ocorre a pré-história composta de Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais e depois a história idade antiga, idade média, idade moderna e idade contemporânea, esses períodos foram definidos por fatos de grande relevância mundial o certo é que essa visão é eurocêntrica e foi produzida por historiadores da Europa, pois em outras partes e outras tribos e nações a história e determinado por meios e fatores vindos de outra fato.
Por fim nenhuma periodização e exatamente precisa, mas cabe saber que nenhum humano é exatamente preciso para escrever o processo histórico o certo é que a história e construída por muita pesquisa e investigação e o tempo encarrega de desvendar ela enquanto isso temos o sabor de ter o conhecimento histórico.

Um comentário:

  1. O papel do historiador é muito importante para a sociedade do nosso tempo e do posterior, mas vejo que não é tão reconhecido como deveria. Praticamente a explicação de tudo se encontra na História. Muito boa a citação também. Abraço meu caro amigo.

    ResponderExcluir