Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Controle das Massas




Por: Bruno Ferreira


O homem foi organizando-se em sociedade nesse processo ocorre à formação dos governantes a minoria, e os governados a maioria, para manter os governados no controlando da maioria e eternizar-se no poder ele busca meios para ou afastar do poder a maioria ou engana-la sendo o ultimo mais usando criando um processo de alienação e subordinação as elites.
Os meios para manter a maioria sobre o controle sem duvida foi à tortura usando o rebelado como exemplo a maioria preocupa-se com o que vai acontecer cria-se um processo de leis e normas a serem seguidas de tal modo que os governantes sejam sempre beneficiados no Egito antigo o próprio faraó era considerado um deus na terra na mesopotâmia ele era considerado um mensageiro dos deuses, ou seja, utilizar a religião para o controle das massas faz parte dessas elites a centenas de anos.
Em Roma o modo de construção política era hereditário e autoritário, mas a população dava sinal de rebeldia, o imperador vendo que  a tortura e o autoritarismo, não era mais uma arma de controle utiliza outros meios como a política do “pão e circo” dava pão para a população ociosa e utilizavam como atração as lutas entre os gladiadores o chamado circo fazendo com que a população não se rebela contra o imperador romano.
Com o fim do império romano do ocidente o poder controlador das massas passa a ser divino com o poderoso poder da igreja católica que utiliza da palavra bíblica para a mansidão das ovelhas volta a usar o medo como forma de domínio social.
Com a chegada da idade moderna e o desenvolvimento do capitalismo os homens passam a ter certa autonomia intelectual e uma força transformadora com a autonomia que o capitalismo gera certamente as duas instituições mais importantes a igreja e a monarquia ainda controlava boa parte da população tanto no novo como no velho mundo.
Outro ator fica importante no processo de controle das massas o burguês que busca na exploração do homem o enriquecimento para isso ele utiliza de salários e outros meios, para controlar as massas operarias, cria-se ao longo da história do capitalismo uma cultura burguesa de entretenimento que interfere na cultura proletária durante o século XX ocorre o fim de modos políticos de governar a igreja perde sua força e a burguesia torna-se a senhora do destino econômico e cultural da humanidade pós moderna.
O desenvolvimento de tecnologias cria meios mais rápidos para controlar as massas e enganar a população deixando fora e alienada do processo político, cultural e social isso ocorre cada vez com mais força no Brasil de hoje.
Um dos meios mais alienantes de uma sociedade burguesa seria a novela que cria um mundo irreal deixando o espectador a par das informações culturais, políticas e sociais, isso ocorre com a maioria da população brasileira, pois a novela criou um habito cultural na vida cotidiana do brasileiro ela sem duvida controla o pensamento das massas, pois utiliza do único momento que o cidadão tem para ficar com sua família deixando cada vez mais alienado no processo de construção da sociedade.
Portanto o processo de alienação mudou muito ao longo da historia a própria sociedade esta vendo um novo modo de construção social dessa nova forma de sociedade buscando em alguns setores da sociedade a construção de uma nova sociedade, certo de que a alienação e o controle das massas sempre será presente e que o mais importante e a busca da amenização desse mal.

Um comentário:

  1. Meu amigo concordo com vc em gênero , número e grau . Debato com meus amigos sempre que as novelas em geral ensinam mais coisas erradas do que certas aos nossos filhos .....

    ResponderExcluir