Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pré-História Brasileira




Por: Bruno Ferreira


Ocupação da América e os primeiros Brasileiros

E Certo que para muitos cientistas e estudiosos o homem veio da África e espalhou-se pelo mundo nossos ancestrais mudaram pelo mundo durante milhares de anos em regiões extremamente inóspitas uma dessas regiões foram a America.  
A varias teses da chegada do homem as Américas uma das mais aceitas é pelo estreito de Bering onde separa a Sibéria do Alasca por foi a onde o homem passou quando essa região estava extremamente congelada formando uma ponte entre continentes, quando o mundo esquentou essa ponte de gelo desapareceu.
Os rumores que a primeira migração de homens aconteceu a pelo menos 20 mil anos, porem outros arqueólogos como Niède Guidon acredita que a travessia do homem foi realizada há mais tempo 40 mil ou 70 mil anos atrás.
            Niéde Guidon fez pesquisas no Brasil e concluiu que os primeiros brasileiros estavam presentes há 50 mil anos atrás esses vestígios foram descobertos no nordeste do Brasil na cidade de são Raimundo Nonato na gruta da pedra furada, os vestígios encontrados como fogões, ossos e instrumentos em pedra lascada comprava a teoria de Guidon.
            Esses primeiros brasileiros formavam bandos de caçadores e coletores e moravam em grutas sabiam dominar o fogo e também sabiam utilizar instrumentos de pedra, porem a grandes debates entre estudiosos.
            Entre o período que vai de 11 mil a seis mil anos atrás vários povos espalharam pelo o interior do Brasil eles viviam de caça e coleta, no século passado Peter Lund encontrou na gruta de lagoa santa 30 indivíduos  pré-históricos que tinham aproximadamente 12 mil anos as analises revelam que o homem da lagoa santa tinha estatura media e abrigava-se em grutas, fazia pinturas rupestres que tinham as formas de peixes, veados e outras etc.
            A pelo menos seis mil anos os brasileiros do litoral que tinham certa unidade cultural pelo clima favorável do litoral eles deixaram rastros de sua presença os chamados “sambaquis” palavra de origem tupi que significa monte de mariscos.
            Esses são montes artificiais de peixes, aves que os povos que viviam ali iam depositando em alguns locais podendo chegar com o tempo a 30 mil metros de altura, esses sambaquis foram utilizados para enterrar os mortos junto com seus utensílios e armas assim tendo uma preocupação religiosa com a morte.
            Esse povo que se abrigava no litoral do Brasil onde hoje esta o estado do espírito santo e rio de janeiro viviam de coleta e utilizavam instrumentos de pedra e de ossos possuíam o domínio do fogo e estavam divididos entre membros, e acabaram sofrendo ataques dos índios tupi-guaranis que estavam no interior do Brasil.
            Os estudos apontam que a 4 mil anos atrás povos indígenas começaram  a praticar a agricultura e a cerâmica eram os tupi-guaranis passando a fazer uma revolução alimentar deixando o modo de sobrevivência nômade e passando a ser sedentários eles cultivavam milho, batata doce, feijão, tabaco, algodão entre outras plantas a necessidade de armazenar comida levou a criação de utensílios de cerâmica e logo utilizaram essa técnicas de produção artística.
            Portanto a chegada do homem nas Américas ainda é muito discutida e existem mais de uma hipótese para a chegada dos primeiros humanos, como aqui eles chegaram e sobreviveram e conseguiram fazer uma das maiores  civilizações da terra  como são conhecidos hoje como maias, astecas e incas ainda é um objeto de grande pesquisa para muitos estudiosos e pesquisadores no Brasil essa pesquisa ainda esta presente em alguns sítios arqueológicos o mais importante desse processo e tentar descobrir como foi a vida humana dos primeiros brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário