Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fatores Responsáveis da Crise do Feudalismo




Por: Bruno Ferreira

A vida no sistema feudal mostrava-se cada vez mais autoritária e fechada e a partir do século XIII mostrava-se os primeiros sinais de crise do sistema feudal, os principais fatores que provocou o fim do sistema feudal foi o crescimento demográfico, o avanço das técnicas agrícolas, a aplicação das áreas agricultáveis, a crise agrícola do século XIV e as epidemias e revoltas camponesas do século XIV.
 o crescimento demográfico com o estabelecimento dos povos bárbaros, para solucionar o aumento de tantas bocas teve na França e na Alemanha um avanço na agricultura sobre terras onde havia florestas e pântanos denomina-se arroteamento  quando todas as fronteiras havia sido levadas ao limite máximo.
Ocorre nesse período o aumento de técnicas agrícolas e de novas terras melhoramentos na agricultura e na utilização da força motriz das águas correntes  e dos animais. Com a aplicação das áreas agricultáveis os filhos das famílias muito grandes iam em busca de novas terras em lugares distantes.
A crise agrícola no final do século XIII que chegou a faltar sementes, comprometendo o cultivo. Com uma população mal alimentada surge epidemias e doenças ocorre a famosa “peste negra” que calcula-se que matou um terço da população europeia.
No século XIV surgem as revoltas camponesas que foram resultando de combinações das varias dificuldades dessa época como: fome, doença, aumento desordenado dos preços, grande numero  de mortes, exigências  senhoriais.
A baixa idade media ainda teve como decadência do sistema feudal, o inicio das cruzadas, e o renascimento comercial, cultural e urbano, surge as corporações  de oficio e o estado ficava mais forte com o aparecimento das monarquias nacionais e para piorar acontece a famosa guerra dos cem anos entre França e Inglaterra.
Portanto vários fatores foram responsáveis para o fim da idade media e do sistema feudal e o aparecimento da primeira forma de capitalismo através das feiras e logo de um novo sistema conhecido como mercantilismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário