Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Egoísmo na Vida Humana





Por: Bruno Ferreira


O Egoísmo está presente no ser humano em muitos aspectos da vida no amor, trabalho, no poder entre outros podemos ver o egoísmo disfarçado por outros meio como o lucro quem mais falou sobre isso foi Adam Smith que disse que o ser humano é egoísta por natureza e que com sua ganância ele acaba beneficiando a sociedade em que vive.
Quando um senhor abre um armazém perto da sua casa ele está movido pelo egoísmo de ser rico, mas sem dar conta ele acaba ajudando os moradores daquele bairro com produtos, ou seja, no seu egoísmo ele ajuda a sociedade está é uma grande defesa para a ideia do capitalismo.
Smith ainda fala em deixar a sociedade livre sem barreira, pois a própria economia da conta de mover a sociedade sem a interferência do estado.
O Egoísmo está presente no amor, pois o amor que vemos está baseado no amor egoísta e individual que busca no outro a satisfação própria, em outras culturas como a indígena esta relação de amor pode ser individual, mas está baseada em uma poligamia, ou seja, um mesmo homem pode ter varias esposas.
Nos tempos modernos a partilha e a caridade estão cada vez mais raras entre os cidadãos desse novo mundo, apenas grupos e ONGs buscam uma solução para certos problemas sociais, mas mesmo assim através dessas ONGs pessoas buscam sua autopromoção social.
Observamos na história o egoísmo e ganância pelo poder em diferentes esferas tanto política como religiosas ou militar, muitos com esse egoísmo entraram para história como é o caso de Cezar, Napoleão, Hitler entre outras esses utilizaram da sua ganância  para obter o sucesso pessoal, outros utilizam de sua boa vontade e sucesso para a autopromoção como é o caso Mandela, Einstein, Gandhi entre outros
O egoísmo portanto sempre esteve presente na natureza humana fazendo parte dos seus sentimentos sabendo que a utilização dele pode gerar bons frutos ou péssimos que prejudiquem uma pessoa, população ou mesmo uma nação.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pelo Blog...
    Alta qualidade e interatividade nota 10...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem me agradou ... congratulações ... continue com esse perfil.
    De Oliviera

    ResponderExcluir