Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Nascimento do Estado de Israel


Antigo Simbolo do Judaísmo - A estrela de Davi foi adotada em 1948 como emblema na bandeira do novo Estado de Israel e também durante a segunda guerra Hitler marcava os judeus no campo de concentração com a estrela de Davi.


Por: Bruno Ferreira


A partir do ano de 1880 os judeus começaram a migrar para a palestina, onde era controlada pelos turco-otomanos, os judeus migraram com a finalidade de criar um estado Judaico. Esse objetivo ganhou força com o primeiro congresso  Sionista, na Suíça em 1897.
Em 1917 o governo britânico através da declaração de Balfour, reconheceu a necessidade de criar um estado judaico.
Com a liga das nações organizou que a região da palestina seria um protetorado dos britânicos, esses tiveram que conciliar diferentes reivindicações dos grupos árabes e judeus. Em 1939 convocaram uma conferencia para discutir  as relações entre esses dois povos, ao final da conferencia os britânicos cederam aos árabes e proibiram a migração judaica na região.
No entanto essa questão veio a mudar após a segunda guerra quando a perseguição judaica aumentou e a questão tornou-se uma questão moral, após o holocausto, o presidente Truman, liberou milhares de vistos e permitiu a entrada de judeus vindo da Europa.
 Em 1947 os britânicos deixaram a questão da palestina para a ONU onde fez o seguinte acordo, e propôs a divisão entre judeus e árabes e Belém deveria permanecer sobre controle da ONU esse acordo mostrou impraticável.
A guerra civil começou quando os britânicos retiraram do território disputado, em 1948 o líder do sionista declarou a criação do estado de Israel, com essa guerra rechaçou outros invasões dos países vizinhos. Em novembro forças judaicas garantiam outras áreas isso criou uma corrente de 500 mil refugiados árabes para estados vizinhos, onde muitos deles juntos com seus descendentes permanecem até os dias de hoje.
Portanto ao final da segunda guerra a criação de um estado judaico foi apenas uma consequência, mas a criação de um estado onde já ocorria a existência de outro povo acabou gerando um conflito que dura até os dias de hoje, essa questão da palestina permanece mal resolvida até os dias atuais, hoje o mediador  do conflito é os E.U.A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário