Pesquisar neste blog

Carregando...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Política do Big Stick: Imperialismo Norte Americano.




Por: Bruno Ferreira



Essa politica  tem como base a teoria de Monroe (" A América para os Americanos") uma alerta para as potencias da Europa para que não venham intervir no futuro mercado consumidor americano, um dos muitos exemplo de intervenção americana foi onde E.U.A interviu em Cuba e Porto Rico no processo de independência  mas não ficaram independentes de fato por que os E.U.A anexaram porto rico, e Cuba foi obrigada a criar uma emenda em sua constituição a famosa "Emenda Patt" aceitando a intervenção americana na Ilha, quando fosse necessário esse episodio teve fim com a Revolução Cubana.
Essa política foi adotada pelos estados unidos durante o governo de Theodore Roosevelt (1901-1909) que tinha como principal objetivo a intervenção política na America latina sempre que os interesses estadunidenses tiverem em jogo.
Um dos muitos exemplos foi o caso do Panamá, esses pais que era um território da Colômbia tiveram sua independência graças à ajuda norte americana no processo de independência, em troca os americanos construíram um canal que representou posteriormente um grande negocio para a economia norte americano, pois com esse canal ocorreu a redução de custos do transporte de mercadorias da costa Leste para a Oeste dos Estados Unidos.
Mas durante o século XX os estados unidos tiveram presente na America latina de muitas formas através dos seus produtos e também através de sua política intervencionista na política latino americana onde financiava grupos para se opor a crescente política socialista pelo mundo, o grande porrete foi a forma pela qual os americanos mantiveram seu controle sobre a America latina, desrespeitando o principio das isonomia das nações.
O seculo XX pode ser conhecido alem de ser um século breve e de grandes transformações econômicas, sociais e políticas como também o século dos estados unidos pois a partir da segunda guerra os estados unidos tornava-se junto com a URSS a grande potencia mundial e em 1991 com a queda da união soviética e do socialismo os americanos reinaram com sua política e economia no mundo inteiro.
Mas após a política do grande porrete com a força militar, os norte americanos substituem sua política intervencionista através do dinheiro conhecido essa nova política como “diplomacia do dólar” para que os políticos latinos vendem-se seus favores para os estados unidos. Desta forma que a elite financeira e industrial norte americana expandiu seu capital alcançando facilidades na America latina, prejudicando a grande maioria da população, a expressão Imperialismo americano foi muito bem usada por políticos de esquerda entre eles Fidel Castro, Che Guevara e atualmente por Hugo Chaves da Venezuela.
Essa política intervencionista americana durou ate o fim do século XX e começo do século XXI a partir daí novas forças econômicas surgem entre elas os países subdesenvolvidos e a Europa e Japão como forças que equilibrem o econômico político no mundo, mas sabendo que os Estados Unidos detém o poder em muitos aspectos.

3 comentários:

  1. Vejo que você possui bastantes conteúdos importantes... mas a má pontuação dificulta o entendimento da galera!!!

    ResponderExcluir
  2. perdão vou melhor é que faço os textos nuam pressa só você nem imagina.

    ResponderExcluir
  3. Texto com conteúdo interessante, porém a pontuação indequada, repetição de palavras, e falta de concordancia torna-se o texto muito confuso, você como professor nao deveria falhar com esses aspectos.

    ResponderExcluir

Salvando a Amazônia