Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O Professor do Século XXI




Por: Bruno Ferreira


              Uma das profissões mais antigas do mundo está em crise, lecionar nos dias de hoje está cada vez mais difícil, pois o mundo modificou muito rápido em comparado ao professor que ainda ensina igual estivesse na idade media.
            O professor do século XXI deve ter um novo comportamento diante das novidades tecnológicas deve estar integrado a essas tecnologias de forma que essas possam ajudar no ensino do aluno.
            Hoje o conceito de professor deve ser mudado passando daquele que ensina para aquele que mostra o caminho por onde deve percorrer no processo de aprendizagem do aluno, sabendo que as mudanças estão cada vez mais rápidas.
            Ser professor e claramente um desafio nos dias de hoje se você entrar nessa aventura do conhecimento deve estar preparado para baixos salários, baixo reconhecimento da sociedade e alunos insatisfeitos constantemente, sem duvida um desafio.
            O novo professor deve ter uma postura inovadora a cada aula, para ter essa postura às novas tecnologias favorecem muito as  aulas, ai vai algumas dicas:

            1- O novo professor deve estar sempre atualizado com o que há de mais moderno.
            2- Saber utilizar essas tecnologias para melhorar a aprendizagem.
            3- Admitir não ter todas as respostas e buscar por elas junto com os alunos.
            4- É parceiro do aluno e aprende com ele.
            5 - Continua mantendo a autoridade sem ser autoritário.

            Mostrar sites, blogs e programas que ajudem o aluno na aprendizagem ajuda muito, sem duvida nenhuma a explicação e uma boa apresentação do professor é ainda fundamental nesse processo, o educador deve tambem antes de começar a lecionar deve buscar fazer uma investigação do local a onde vai ensinar.
            Apesar dos pesares o professor continua um dos maiores agentes transformadores de uma sociedade que busca chegar ao equilíbrio, tanto econômico como social, é um dos poucos agentes sociais que ainda tem grande capacidade de formar cidadãos para que atuem no mundo de forma consciente e equilibrada.
 As dificuldades que o professor tem em ensinar hoje em dia, a sociedade já sabe, cabe que todos agora transforme uma das profissões mais antigas e transformadoras do mundo em um bem comum. O Brasil mais do que nunca precisa de bons professores, salários melhores, melhores condições de carreira, isto só será alcançado quando todos fizerem uma verdadeira revolução na educação.

2 comentários:

  1. Olá meu grande amigo. Primeiramente quero lhe parabenizar por essas dicas e por essa análise sobre a situação dos professores da atualidade. Mas estou passando no seu blog para lhe dedicar o selo Blog Versátil, o qual vc pode receber acessando o meu blog. http://www.professor-josimar.blogspot.com.br/2012/10/selo-blogger-versatil.html Sucesso e continue se dedicando a essa magnífica ciência que é a História. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. O estudo da História pode ser feito como um hobby, mas para ser ciência tem que ter método e dedicação.
    A profissão de historiador tem uma importância social ainda não percebida por boa parte do povo brasileiro, que encara este conhecimento como uma curiosidade sem utilidade prática.
    Os professores dos ensinos fundamental e médio têm que ter competência e persistência para explicar para seus atuais alunos - futuros cidadãos - os motivos e consequências de se conhecer a História, entendendo o presente, evitando repetir erros do passado e planejando soluções para o futuro.

    ResponderExcluir