Por:
Bruno Ferreira
A eucaristia que faz parte da doutrina
da igreja e baseada pela tradição crista da ultima ceia quando Jesus disse:
‘Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. A partir
daí toda a cristandade repete a forma pela qual cristo deu o corpo e o sangue
para a remissão dos pecados,
mas a sua história foi sendo construída e transformada após a morte de cristo,
a eucaristia foi interpretada diferentemente pelos cristãos de hoje, o
historiador Blainey contribuirá para essa ideia mais detalhadamente logo abaixo
veremos o trecho de seu livro.
O serviço religioso incluía uma refeição. A
maioria dos cristãos dizia reunir-se para “dividir o pão”, e em algumas
congregações criou-se o costume de servir uma refeição especialmente para os
pobres. Os fiéis gostavam de
encontrar comida e bebida, já que
chegavam famintos, depois de um dia de trabalho árduo, geralmente braçal. Com o
passar dos anos, porém, a refeição evoluiu de um meio de saciar a fome, para
algo simbólico, restrito a pão e vinho ou água, quando precedido de jejum. A
intenção era evocar a última ceia, quando Jesus declarou que o pão era seu
corpo, e o vinho, seu sangue, determinando que os discípulos comessem e
bebessem em memória dele. Conhecida como Santa Comunhão, a ceia do senhor a
missa ou Eucaristia era uma cerimônia profundamente mobilizadora para os
participantes. Naquela “refeição jubilosa” sentiam a verdadeira presença de
Cristo entre eles. (Blainey 2012, p47-48)
Desta forma a eucaristia representa o corpo de
cristo que tira os pecados e que da uma nova vida aos cristãos, ao longo de séculos
a forma pela qual o corpo de cristo foi dado, mudou passando de pão para hóstia,
mas o significado continua o mesmo.
A
comemoração de Corpus
Christi expressão que vem do latim e que significa o corpo de cristo, é uma data importante para o cristão católico,
e uma comemoração que acontece após o
domingo de pentecostes e da santíssima trindade, e que tem o objetivo comemorar
a presença de cristo na eucaristia, essa data acontece segundo as normas da
igreja que são estabelecidas no código de direito canônico,
E
realizado no dia de Corpus Christi uma procissão pelas vias publicas onde o
sacerdote caminha por tapetes postos nas ruas onde ele ira passar com o santíssimo,
essa tradição tem inicio no século XIII quando a igreja sentiu a necessidade de
realçar a presença do “corpo todo” no pão sagrado, sendo instituída pelo Papa
Urbano IV ‘bula “Transiturus” do Mundo
’ de 11 de agosto de 1264.
O papa através
da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon
que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia
fosse celebrado com destaque.
Por
vontade do papa que solicitou que os objetos fossem levados em procissão para a
Catedral de Santa Prisca, esta foi à primeira procissão eucarística que ocorreu
assim em 11 de agosto de 1264 o papa falou através da bula “Transiturus”
do Mundo que a partir de então haveria uma festa em homenagem a honra do corpo
de cristo, após algum tempo o papa morre, mas a festa permanece e ganha força
inicialmente na cidade de Colônia na Alemanha e depois na França e Roma.
A COMEMORAÇÂO NO BRASIL
No Brasil Corpus Christi foi introduzida pelos
colonizadores portugueses essa tradição onde as ruas são enfeitadas com motivos
religiosos com símbolos do cálice da eucaristia e do cordeiro de cristo, as procissões são mais ornamentadas em cidades históricas
como: Ouro Preto, Tiradentes, entre outras. A festa ocorre no interior do Brasil e tambem nas capitais, logo
abaixo veremos os tapetes por onde passara o sacerdote com o santíssimo.
O momento de grande importância na procissão e
quando o hostiário, ainda não consagrado e conduzido na procissão ate o sacerdote de alta hierarquia católica. No
momento da passagem do hostiário, ocorre silencio, e começa tocar a sineta que
anuncia a passagem do cortejo.
Os
ornamentos são feitos pela comunidade que se encontra a paróquia, utilizando
diversos materiais entre serragem a materiais recicláveis a ideia é que o corpo
de cristo possa passar em um local digno, é sem duvida uma manifestação publica
de fé e que representa para a igreja a presença real de Jesus Cristo na
Eucaristia.
Os católicos procuram
justificar a festa de Corpus Christi com a Bíblia citando partes dela que
supostamente dão base para o dogma da Eucaristia. Os textos mais frequentemente
usados são os de Mateus 26.26-29; Lucas 22.14-20 e João 6.53-56.
Por fim sem duvida a festa é um ato de fé, mas
também faz parte da cultura de muitos lugares do Brasil e do mundo, em especial
no Brasil o dia é feriado e um dos últimos feriados de fé crista católica que
permanecem como feriados oficiais do Brasil, onde não ocorre atividade útil.
BIBLIOGRAFIA
BLAINEY,
Geoffrey. Uma breve história do
cristianismo/ Geoffrey Blainey; [versão brasileira da editora] – 1. Ed. –
São Paulo – SP: Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012.
RINALDI.
Natanael. Como Surgiu a Festa de Corpus Christi? Disponivel
em : http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=1035
Acesso em 06/06/2012 e Publicado em 3/15/2005