Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Arte e o Ritual






Por: Bruno Ferreira


            A arte faz parte da cultura humana a aproximadamente 40 a 50 mil anos, os primeiros humanos fizeram arte através dos recursos existentes naquele tempo através de pedras, e pinturas em cavernas ou pequenas esculturas entalhadas em ossos de animais.
            Essa atividade coincide com as primeiras evidencias de crença religiosa ambas obedece a lógica e a representação de algo, que transcendem a existência imediata.

Arte nas Cavernas
As pinturas encontradas a 40 mil anos nas cavernas na Europa representa  uma grande variedade de animais, alguns como mamutes (extintos),  e também rinocerontes peludos, existindo hoje, cavalos selvagens, bisões  europeus e veados.
Uma da teoria destas pinturas seria que esta sociedade era dependente de caça e a pintura representaria um ritual, para assegurar o sucesso da caça.
Mas figuras humanas em cavernas são difíceis de encontrar, mas sinais de mão humana e sinais indecifráveis aparecem  nas paredes de cavernas espalhadas pelo mundo.
            Muitas destas figuras segundo arqueólogos está relacionadas a cultos, outras criações artísticas como estatuetas  de figuras femininas, fazem parte de rituais de fertilidade, e objetos encontrados em lugares funerários destaca que o homem acreditava desde da pré historia em uma vida após a morte.

Do Ritual à Religião
            A medida em que as sociedades tribais ficam mais modernas começaram a dedicar lugares para onde aconteceria os rituais, um exemplo destes lugares o Stonhage na Inglaterra, logo mais tarde surge outros com o tempo e o aparecimento das primeiras sociedades surge os templos suntuosos, como panteões para a adoração.
            Por fim entendemos que a arte faz parte do ritual a milhares de anos e que contribuem para o entendimento sobrenatural, hoje apresenta-se não apenas esta arte  que o homem produz em rituais mas em toda uma ideologia que sociedade foi criando ao longo dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário