Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

A História do Cinema




Por: Bruno Ferreira


Esta que conhecida como a sétima arte, e que ganhou o publico do mundo inteiro tem seu inicio com a invenção dos irmãos francês conhecidos como Irmãos Lumieres, eles fizeram uma apresentação publica que ficou conhecido como cinematografia.
O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.
Esta tecnologia inventada no fim do século retrasado começa com a invenção de  um sistema conhecido como jogos ópticos, com a utilização de camarás fotográficas, aos poucos surge novas técnicas que favoreceram a criação de câmeras mais portáteis e novas tecnologias de filmagem, mas foram com os irmãos Lumiere que o cinema e a tecnologia cinematográfica ganhou o mundo.
Durante 30 primeiros anos do cinema era mudo, ou seja, sem voz ao nas filmagens, as apresentação dos filmes contavam com orquestras presentes para dar o som aos filmes, destacando neste período do cinema o mundo o grande ator Charles Chaplim que foi um dos maiores atores do cinema mundo, sua arte ganhou o mundo no seculo XX, ele virou uma estrela do cinema mundial.
Com o surgimento do áudio o cinema ganhou força e espalhou-se pelo mundo de forma maior ainda. O filme que era pequeno de apenas 15 minutos aumentou conforme os anos o tempo de duração. Ate a primeira guerra Italia e França possuíam as principais industria de cinema, com a vinda da guerra a industria de cinema foi arrasada e surge nos Estados Unidos a nova industria do cinema.
Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todas as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, indios orientais e etc, um "banquete" de coadjuvantes. Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta.
Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e às vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.
Em contra partida a Hollywood outros lugares pelo o mundo investiram no cinema, na França surge o cinema impressionista, na Espanha destaca-se  o cinema surrealista do diretor Luis Bunel, Na Rússia o cinema tem forte importância com o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "O Couraçado Potemkin" 
Então surge o sim em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme. Ao final de 1929 os filmes produzidos em Hollywood já eram quase que totalmente falados.
O uso do som fez com que o cinema ganha-se diversos gêneros e tipos os filmes passaram por uma classificação mais criteriosa.
Até 1960 cada década tinha seu perfil de filmes preferidos para ser lançados ao grande publico na década de 30 destaca-se os filmes históricos ou bíblicos destacando-se filmes como os “Dez Mandamentos”.outros também de Gagsters, e de Ficção cientifica podemos destacar o Frankstein e Dracula.
Na década de 40 fez com que os Estados Unidos e a Inglaterra fizessem filmes com apelo patriótico, como Casablanca estes filmes tinha como intuito promover a propaganda Antinazista e também a indústria de guerra.
No começo da década, o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane") com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a wonderful life". Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos.
Podemos ver que cada década até os dias de hoje os filmes avançaram muito passando de uma mera camara que tirava fotos para filmagens em altas câmeras e sons que ultrapassam as paredes do cinema, podemos destacar o avanço da tecnologia cinematográfica, o elenco a profissionalização cada vez maior de uma industria que surgia muitos prêmios foram criados para dar para os melhores atores e cinemas, como o Oscar, Globo de Ouro, e Urso de Ouro, o avanço destas tecnologias criaram estrelas do cinema como Charle Chaplin, James dim e outras grandes estrelas hoje os filmes vazem parte da vida humana cheio de fantasia e imaginação a industria do cinema mundial meche com uma economia que movimenta Bilhões ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário