Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

História do Dia Internacional da Mulher





Por: Bruno Ferreira


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade


A História começa em 08 de março de 1957, operarias de uma fabrica de tecidos localizada na cidade de Nova York organizaram uma grande greve, esta greve buscava melhoria nas condições de trabalho como menor jornada de trabalho, e tambem buscava reajustar o salário no mesmo valor do que os homens tinham direito.
            Esta manifestação foi reprimida com total violência, elas foram trancadas na fabrica e foram queimadas, num total de 130 mulheres mortas, num ato totalmente desumano, mas somente anos mais tarde em 1910 na Dinamarca e que ficou determinado que o dia seria o dia internaciona da mulher, mas apenas em 1975 que a ONU oficializou o dia.
            No seculo XX a mulher teve um grande salto e com muitas lutas e que elas ocupam hoje cargos importantes como é o caso do Brasil onde em 2010 foi eleita a primeira mulher presidenta da Republica.
            No Brasil a luta da mulher começou com o direito ao voto adquirido em 1932 onde elas ganharam o direito ao voto e serem eleitas a cargos públicos, a história da conquista da mulheres vem de alguns séculos e que ganha força nas ultimas décadas.
            Portanto criação da data não tem apenas o objetivo de comemorar o dia das mulheres mas discutir o papel da mulher no mundo, através de conferencias reuniões buscando sempre melhorias e avanços nos direitos das mulheres, no Brasil podemos destacar a lei Maria da Penha que teve um grande avanço no direito da mulher, esta lei determina que a prisão de agressores como no  caso de maridos violentos.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
 
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário