Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Brasil Espanhol; a União Ibérica



Imagem de D. Filipe 

Por: Bruno Ferreira


O império português sobreviveu como tal até quando D. Sebastião, armou uma poderosa esquadra e foi em direção a África para enfrentar os mouros, seria ai uma das derrotas mais trágicas da Cristandade, naquele dia o exercito de D. Sebastião foi derrotado pela cavalaria dos Mulçumanos e D. Sebastião morreu no campo de batalha sem deixar herdeiros diretos quem assumiu foi seu Tio que era Cardeal ele governou por 17 meses sem deixar herdeiros também, pois o vaticano não o liberou do celibato.
O sucessor do reino Português foi Filipe II que era filho da infanta portuguesa e do altivo Carlos V, foi ele um dos imperadores da Espanha mais ambiciosos que ocupou o trono português, apesar de conquistar Portugal e seus domínios inclusive o Brasil ele adotou uma política conciliatória manteve a autonomia, leis e língua e a estrutura administrativa portuguesa de pé. Ele reforçou a política com os nobres portugueses  e assegurou a continuar o direito de transportar os escravos da áfrica para America.

Mapa dos domínios da União Ibérica.

O Brasil neste papel todo saiu de mero coadjuvante para trocas comerciais com o restante do globo, a colônia brasileira e suas antigas capitanias expandiram e fizeram ligações do sul do Brasil com a região do Prata criando um maior comercio nesta região, fundaram diversos povoados, foi nesta época entre 1580 e 1615 que os bandeirantes aumentaram sua busca ao interior do Brasil, quando a União Ibérica encerrou-se com o reinado de Felipe IV o grande território tomado pelos bandeirantes passou a pertencer não mais a Espanha mas ao Brasil, durante este período de predomínio espanhol o Brasil segundo alguns historiadores ganhou algumas vantagens sob o domínio espanhol, com  a chegada de Filipe IV a administração que estava ocorre de forma tranquila começa a desandar.
Ao longo desse período os holandeses buscaram invadir o Brasil na região do Nordeste e conseguem no ano de 1630, além de sofrer ataques dos piratas ingleses após isto surge a dinastia dos Bragança conquistando o trono novamente com o Rei Dom João IV, chega ao Brasil dois meses depois o vice Rei chamado de Marquês de Montalvão herói lusitano das guerras contra a Holanda, este vice rei foi ao Brasil garantir a legitimidade de D. João IV
Observar que a audácia de Felipe I ao tomar para ele a posse do reino Português garantiu uma poderosa Espanha com uma enorme frota naval, mas sua política pouco desenvolvimentista não resultou no avanço de uma poderosa indústria, continuou com sua política metalista o grande objetivo dos futuros filhos de Felipe I era de garantir a posse do trono português e do imenso império ultramarino, o Brasil continuou a ser explorado mas com maior eficiência e com o  passar dos anos ficou insuportável sustentar a União Ibérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário