Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A História das Coreias





conheça a história das Coreias?

Por: Bruno Ferreira


Os coreanos que tem origem em tribos do Norte da Ásia, a partir de Dan Gun em 2333 a.C foram responsáveis pela criação do primeiro reino coreano. A vizinha China ao longo da história viveu em guerra contra os coreanos, e esses caíram e foram dominados até o começo do século XX, quando o Japão anexou a coreia ao território após a guerra contra a Rússia 1904 – 1905. Na época ambos os países China e Japão lutavam para expandir seus interesses na Ásia.
Os japoneses impuseram uma forte dominação na Coreia o ensino do idioma coreano foi substituído pelo idioma japonês. Ao final da segunda guerra começa a briga da guerra fria pelos territórios coreanos já que o Japão havia perdido a segunda guerra, ficou acertado que o Norte seria administrado pela União Soviética e o sul pelos Estados Unidos, a zona de divisão seria o paralelo 38, conhecido como zona desmilitarizada.
Linha de Divisão das Coreias.

Começou ai uma briga que vem até os dias de hoje, com a divisão da coreia os estados unidos mandaram essa questão para a ONU, ficou decidido que a Coreia ficaria dividindo em duas nações, politicamente opostas, em 1950 começou a guerra da coreia onde a coreia do norte atacou a do sul, e em poucas semanas foi dominada quase toda a península coreana, rapidamente a ONU tomou providencias e entrou com exércitos juntamente com os Estados Unidos para impedir o avanço norte-coreano, com a ajuda Norte americanos,  toda a coreia novamente foi dominada até chegar a fronteira com a china a onde a China entrou na guerra em favor dos Norte Coreanos, a partir daí os Chineses empurraram os Norte americano e sul coreanos novamente para o Sul e conseguiram tomar a capital norte-coreana e também a capital sul corenana Seul e em 27 de Julho de 1953 os ataques cessaram.
A guerra provocou a morte de mais de 3 milhões de mortos entre esses, chineses, coreanos e Norte-Americanos, a Coreia do Sul após a guerra saiu de um pais comparado ao Africanos para em 30 anos ser comparados a países com PIB semelhante a Europeu.
A coreia do Norte ficou comunista desenvolveu um programa militar baseado na industria nuclear, e se isolou do restante do mundo desenvolvendo uma política que acabou por ajudar o empobrecimento do pais, o governo Norte – coreano alega que não ocorre analfabetos e que o sistema de saúde atende todos os norte-coreanos.
Recentemente com a morte do ditador norte coreano seu filho ficou em seu lugar e continuou a mesma política de desenvolvimento de arma nucleares ameaçando a soberania sul-coreana e aos estados unidos com mísseis, a pouco dias decretou estado de Guerra com Sul Coreanos o mundo vive tenso em relação a política coreana e suas armas nucleares, em caso de guerra certamente os Estados Unidos entraram no conflito para combater a ditadura coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário