Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A História do Trabalho




Por: Bruno Ferreira

O trabalho que faz parte de uma das necessidades humanas tem sua origem com o aparecimento do ser humano, a partir do desenvolvimento de pequenas ferramentas de pedra o homem começa a buscar meios para sua alimentação.
Podemos dividir a história do trabalho  através do modo de produção que o homem desenvolveu ao longo da historia, que são os regimes de trabalho; primitivo, escravo, feudal, capitalista e comunista.
As variantes políticas, culturais e econômica da história  que transformou o modo de como surgiu o trabalho  foi transformado ao longo da história, o desenvolvimento da intelectualidade humana na construção do materialismo ajudou a formar o homem que temos hoje. As transformações to trabalho e passada de geração para geração através da cultural que o homem produz, transformando a natureza através do trabalho.



Regime de trabalho Primitivo
Este que e o primeiro modo de produção que através das comunidades primitivas com avanço das primeiras ferramentas, estas que eram construídas de pedra, espinhos e pedaços de lascas de arvore, ai o homem buscava saciar suas necessidades básicas, todo trabalho era na busca de melhorias voltadas para a atividade do dia a dia,  como alimentar-se, e abrigar-se combater seus inimigos
Neste momento a sociedade primitiva estava em relações iguais de trabalho, pois cada um desenvolvia uma atividade para o bem de toda a relação de trabalho. A partir do momento em que o homem começa a plantar e a estocar alimentos e riquezas, aparece a queda do sistema primitivo  surgindo novas formas sociais de interação, surgindo hierarquias.

Regime de trabalho Escravo
Com o avanço de novas formas de trabalho surgem  relações de poder onde os que detinham o poder ficaram sendo os senhores dos escravos, este ultimo fazia o mais diversificado trabalho desde de construir palácios a ser empregado domestico na casa do seu senhor, este modo de trabalho perdurou até o fim do período antigo quando o império romano do ocidente, cai e com os anos este modo de trabalho perde sua força e legitimidade no ocidente europeu, sendo a escravidão não mais viável economicamente como também socialmente.


O Regime de trabalho Feudal
Com o avanço de tribos bárbaras na Europa e também com a queda do império romano do ocidente a escravidão perde sua força, a igreja medieval surge  um grande controlade social, e com o avanço da ruralizarão na Europa, o campo ganha força  aparecendo  uma nova ordem social o feudalismo onde o trabalho do servo estava preço ao senhor feudal que provia para o seu servo proteção militar, e os  servos  cuidavam das terras do senhor feudal.
 A função de cada um na sociedade era bem definida o servo em geral trabalhava com trabalhos braçais, o clero cuidava da espiritualidade e intelectualidade e os nobres governavam e davam proteção aos servos, sendo esta uma sociedade estamentos sociais definidos, o servos  mantinham o sistema na base  onde com sua  pouca tecnologia davam a maior parte de suas colheitas ao senhor feudal, este era o sistema de trabalho que ocorre ate o começo das caravanas medievais, onde muitos desses senhores iam  para  guerras ao oriente e de lá traziam mercadorias construindo um comercio em volta dos castelos feudais aparecendo  a primeira forma de capitalismo.

Regime de trabalho Capitalista
O capitalismo e um sistema que passa por evoluções constantes, foi o que mais gerou formas e meios de trabalho para os homens, o capitalismo inicial tem seu começo no fim da idade media com as caravanas que apareceram nos tempos das cruzadas entre o oriente, surge ai  a busca de mercadorias e o começo de trocas comerciais das mais variadas mercadorias trazendo para a Europa produtos que eram utilizados pela nobreza, aos poucos em torno dos grandes castelos o conhecidos burgos surgiam bancas onde ocorria o comercio de venda desses produtos. 
O comercio foi aumentado e com eles novas técnicas e oficinas surgindo com isso as corporações de oficio, criadas por ferreiros e outros artesãos,  as cidades crescem e com isto o capitalismo mercantil, novas e varias formas de trabalho tambem se modifica e com todo avanço socioeconomico, para fomentar o novo sistema surge a figura do banqueiro para impulsionar a nova classe a burguesia.
Com guerras no oriente o comercio para estas regiões estavam com dificuldades de desenvolver daí, portugueses fomentam novos meios de buscar novas rotas para a Ásia, neste tempo o avanço ultramarino, os  estamentos sociais não serviam mais para este novo sistema alem de ter nobre, clero surge a burguesia e comerciantes, marinheiros, banqueiros entre outras tantas profissões em pequenas manufaturas a expansão ultramarina que começa com Portugal avança para espanha, Inglaterra e   outros povos europeus o mundo já não era mais restrito a Europa.
A segunda face do capitalismo aparece com o grande avanço da indústria na Inglaterra as forças de trabalho começam a aparecer cada vez mais desiguais entre patrão e empregado, as pequenas manufaturas dos mais variados produtos que surgiam começam a ganhar força e surge grande indústrias, trabalhadores que estavam no campo iam trabalhar na cidade recebendo um salário muito baixo, o trabalhador do campo perde suas terras pelo grande avanço dos grande e poderosos senhores que começam a utilizar estas para o cultivo em grande escala, com o aparecimento de novas técnicas de cultivo aumenta a produtividade dos alimentos.
 Nesse tempo o trabalhador braçal que mantinha a sociedade e sua exploração mantinha a riqueza e lucros da sociedade, o historiador Marx começa a partir deste período a fazer suas criticas ao trabalho capitalista e suas varias formas de exploração.  
 O trabalhador ficava pobre e ignorante e sem suas ferramentas necessárias para a produção vendendo apenas o seu trabalho braçal para o burguês este que era a grande classe de ricos e poderosos eles detinham a indústria o comercio e controlava com sua influência o poder político a religião começa a ser inibida por sua força. 
Com o avanço dos estados nacionais o processo de independência da America o trabalho modifica-se em varias categorias, empresarial, bancário, comercial, industria e também no campo  entre essas categorias existe inúmeras formas de trabalho.
O avanço do meio social com novas tecnologias e o aumento dessas no mundo, vendo sua exploração diante dos burgueses os trabalhadores que são a maioria da sociedade trabalhador, começa a conscientizar  de sua ação política na sociedade e de sua exploração através da critica ao capitalismo, Marx através de sua obra  manifesto comunista.
 A  Rússia foi primeira revolução do trabalhador que ficou conhecida como a Revolução Russa que busca através das ideais de Marx  uma sociedade mais justa através das ideias de Marx.
A terceira e ultima forma de capitalismo que aparece na século XX e o chamado capitalismo financeiro mantido através de grande corporações multinacionais e bancos e de um sistema financeiro que sustenta a pirâmide social, através de credito consumo este que gera um ciclo de consumo, que entrou em crise recentemente através da bolha imobiliária dos Estados Unidos quebrando diversos bancos por falta de liquides no processo de empréstimo.

Regime de trabalho Socialista Comunista

Através das ideias de Karl Marx que critica o capitalismo e  que busca através dos seus estudos mostrar uma sociedade  que mais trabalha não  produz o trabalhador, possa de fatos utilizar dos benefícios que o próprio criou no campo e fabricas. Sendo estes sempre explorados ao longo da história o proletariado se reuni através de comitês para derrubar o governo Monárquico que existia na Rússia este que detinha como política econômica o capitalismo industrial.
Com a força política de Lenin e Stalin criou na união soviética o partido comunista, e conseguiu derrubar o sistema capitalista e a política que estava implantada.
O sistema Socialista que busca através de sua força de distribuição dos meios de produção  acabar também com a luta de classes começa com a ideia socialista dos meios de produção pelo controle do estado em seu ultimo estagio estaria implantado o comunismo que seria o ultimo estagio dessa evolução a onde o estado nem estaria mais determinando a vida econômica e tudo estaria acontecendo por sua alto evolução natural das coisas.
 Esta ideia cabe muito bem a um estado desenvolvido como e a ideia de Karl Marx, mas ocorreu em um estado desenvolvido como é a Rússia esta que ajudou a derrubar Hitler do poder e coube a fazer a URSS, mas que não evitou a queda do sonho socialista das classes igualitárias mesmo sendo um pais socialista como China e Vietnã o sistema gerou grande desigualdades e atrasos em alguns setores da vida industrial, mas durante metade do século XX rivalizou com capitalismo de igual para igual até o seu fim.
Por fim o trabalho evolui com suas técnicas e junto com a sociedade em busca de satisfazer necessidades humanas, mas que ganha desigualdade através de um excesso e uma má remuneração, podemos concluir que o trabalho hoje é diverso e que as formas por onde ele passou gerou aprendizado para não voltarmos a um ponto anterior, mas para complementar a nossa historia pessoal, e saber que ele faz parte do ser humano, mas que nos dias atuais não é a única coisa que  faz parte da vida humana já que o homem evoluiu para trabalhar menos e desfrutar das tecnologias que ele produziu temos que saber cada vez mais dar o nosso tempo livre a criação de nossos prazeres já que através de nossa história intelectual criamos meios para trabalhar menos desfrutar mais e viver mais amando nossos entes queridos.

18 comentários:

  1. Muito bom, parabéns pelo trabalho. Esse texto salvou meu trabalho de sociologia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né por nada não o conteúdo é bom, mas o texto ta mal escrito :/

      Excluir
  3. É mais o menos , mal escrito, sem pontuação nenhuma, erros de português, de concordância ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pegam resposta mais reclamam meu trabalho de 8 ano e melhor que vcs pq nao criam de acordo com o que sabem oxi

      Excluir
    2. Você poderia me ajudar?Eu gostaria de saber das fontes...pois gostei bastante. E para eu usar preciso das referências...
      gilmaramendes14@gmail.com

      Excluir
  4. Obrigado Prof. Bruno.
    Eu consegui entender perfeitamente sua explicação e ainda me salvou do meu trabalho. Valeu;

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas informações me ajudou a complementar o projeto da escola Ovídio Dias, aqui no Amajari/RR.Com algumas citações precisas para o conhecimento do conteúdo..

    ResponderExcluir
  6. O texto fala muto bem da evolução do trabalho, porém deixa a desejar no quesito concordância, erros ortográficos entre outros. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. cara vc salvou meu trabalho de sociologia com um 10

    ResponderExcluir
  8. Tá muito massa, se n fosse por vc tinha ficado de castigo e me fundido vc e demais obg.mas tem alguns erros ortograficos mas isso nao vai mudar a sua inteligenci,#VC É DE+

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Embora apresente alguns erros gerais de escrita, o texto quanto sua essência ficou muito bom e realmente me salvou. Parabéns e obrigado.
    :)

    ResponderExcluir
  11. ache muito loko pq nao entendi nada

    ResponderExcluir
  12. assim nao e por nada mas nao sou inteligente nem nada mas podia melhorar esse texto ne assim achei uma falta de conteudo

    ResponderExcluir

  13. atrasts ļoti labs jūsu raksts. parabēnus un kurš ieradās un tulkot komentārus

    ResponderExcluir