Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Guerra do Vietnã





Por: Bruno Ferreira



A guerra do Vietnã foi um longo processo de construção e consequência do século passado sendo que o Vietnã saiu vitorioso contra a maior potencia mundial vejamos como foi a os requesitos, os acontecimento e consequências dessa guerra que marcou o final do século XX.
            Em Plena Guerra Fria formou-se na região do Vietnã na Ásia dois países com sistema político econômico diferentes o norte com influência socialista e o sul com influência capitalista ambos forma influenciados pelas potências da época os Estados Unidos e a União Soviética.
            Após a independência o Vietnã do norte conseguiu fazer a reforma agrária, criou uma economia planejada e acabou com o analfabetismo.
            Em 1960, os comunistas  com o objetivo de unificar o pais lançou juntamente com a formação de um grupo armado a FLN ou exercito Vietcongue, e iniciou uma guerra civil  a depor o governo militar, aproveitando a ocasião John Kennedy enviou ao Vietnã 10 mil soldados americanos, crescendo a interferência americana na região a questão deixou de ser regional e passou a ser global com a intervenção dos Estados Unidos.
            Apesar da grande quantidade de armas o Vietnã não conseguiu a derrota dos vietcongues dez longos anos depois  o E.U.A desgastados  pela forte oposição mundial os Estados Unidos aceitaram assinar o tratado de Paris que aconteceu em 1973 onde foi determinado a retirada das tropas estadunidenses do local, foi uma forte derrota para os americanos.
            Após a saída dos Estados Unidos começou uma forte guerra civil a onde o norte ganhou, em 1976 o Vietnã foi unificado com a capital em Hanói.
            Os efeitos da guerra foram devastadores como o uso de armas químicas que tem efeito a longo prazo, a população foi vitima de inúmeros massacres que os americanos fizeram a essas. Os norte americanos tiveram uma experiência horrível já que estavam em uma região hostil, quente e humida sempre estes eram vitimas de emboscadas não podiam reagir já que não conheciam o solo. Diante toda esta dor os soldados usavam drogas para aliviar o sofrimento.
            Por fim com a saia americana o socialismo prevaleceu mas por pouco tempo já que o Vietna anos mais tarde seguiu o exemplo chinês e abriu a economia para o mercado mundial surtindo uma onde gigantesca capitalista com produtos internacionais procurando também instalar no Vietnã fabricas já que a mão de obra era barata.
Tiramos a conclusão de que a guerra em nome de ideais que não funcionaram foi sem objetivos a onde só produziu desgraça e sofrimento para ambas nações envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário