Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A História da Psicologia






Por: Bruno Ferreira


A psicologia surge há muito tempo junto aos filósofos gregos que buscavam no estudo do comportamento, desejos, percepções e motivações a busca de entender o processo mental humano, apenas com o uso da observação.
No século XIX perto do seu fim a psicologia reformula-se como uma ciência capaz de entender o homem, com os seus próprios métodos e conceitos, não apenas como um ramo da filosofia, mas o surgimento de uma ciência complexa a onde vários pensadores surgem para dissertar sobre esta.
Podemos destacar que o rumo da ciência psicologia foi estabelecido pelo alemão Wilhelm Wundt que colocou nesses métodos e modos de estudos, mas outros depois que ajudaram a formular esta ciência também tinham sua concepções a cerca da tal ciência.
Com o passar dos anos aperfeiçoamento e a comprovação de teorias e fatos científicos a psicologia vira uma ciência da área humana.
Podemos destacar na Psicologia varias abordagens de pensamento dentro da psicologia  no qual constitui o pensamento de um psicólogo podemos destacar no século XX a psicanálise de Freud que revolucionaria a ciência e colocaria  em destaque no mundo.
Freud em seus estudos estabelece que o homem deve conhecer a sim mesmo. Este conhecer está dentro do seu inconsciente, Freud formula a ideia do inconsciente e vira o pai da Psicanálise uma nova via de pesquisa da psicologia ele destaca que a infância tem forte influencia no futuro e o que vivemos hoje tem certas semelhanças ao passado.
A psicanálise usa de métodos como hipnose inicialmente depois abandonada, catarse, Interpretação dos sonhos, e nesta interpretação dos sonhos buscava trazer o inconsciente que era curativo.
Com o passar dos anos surge uma contraposição a Psicanálise que vem do seu aluno Carl G. Jung 1875 -  1961, ele dizia que “ A minha vida e a historia do inconsciente que autorrealizou. Tudo nele busca uma manifestação externa e a personalidade também deseja sair de seus estados de inconsciente.”
Jung Dizia que as pessoas têm um autodesenvovvilmente pessoal e que além do ego possui o Self este que e o fator interno da pessoa sombra.
Temos um rosto publico que usamos a persona e temos a sombra que desconhecemos, mas a partir que a conhecemos podemos ficar livres dela. Jung ainda ajudou o ambiente das empresas com seus escritos sobre tipos de psicologia.
Jung em sua teoria fala a respeito da introversão e extroversão a onde o certo seria que tivéssemos 50 % de cda as, mas temos a tender para cada lado, ai podemos usar de nossa intuição ou da Sensação para nos guiar no mundo.
Utilizamos do pensamento e sentimento para guiarmos em nossas tomadas de decisões
O humanismo outra corrente de pensamento da psicologia de Abraham Maslow este estudou pacientes que estavam autorealizados deixando de lado os “anormais” e buscando em sujeitos bem resolvidos a sua pesquisa o aspecto mais conhecido de sua teoria e a Hierarquia das necessidades a onde destacamos em um  pirâmide de baixo ate o topo as seguintes necessidades.
Fisiologia
Segurança
Amor/Relacionamento
Estima
Realização Pessoal.
Ele classifica em motivação deficiente este e um comportamento que orienta a necessidade que foi privada, e a motivação do ser que é satisfazer as necessidades como alegria, amor e curiosidade.
Em seus estudos ele busca falar sobre a autorealização o uso de talentos e capacidades, o que move as pessoas são objetos externos. As pessoas autorealizadas buscam no seu interior e buscam em satisfazer seu potencial.
O behaviorimso de Skinner estuda o estudo das respostas, preocupando-se em descrever e não explicar o comportamento, ele estabelece as relações funcionais de estimulo, ou seja para Skinner o ambiente ou o mundo exterior controla o homem e não interior esta teoria é chamada de “organismo vazio”.
Portanto a Psicologia usa de vários métodos e abordagens ao longo da história para tratar do homem que busca em seus comportamentos o foco principal do estudo.

Bibliografia digital

           http://www.infoescola.com/psicologia/historia-da-psicologia/

http://www.slideshare.net/CristianePavan/diferentes-abordagens-da-psicologia

http://www.psicoloucos.com/Behaviorismo-Radical/o-behaviorismo-de-skinner.html

Bibliografia

O livro da Psicologia

E Conclusões Pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário