Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

Game of Thrones: Guerra dos Tronos e a Idade Média




Por: Bruno Ferreira


A  poucos anos lançou uma serie de TV produzida pela HBO baseada no livro escrito por George R. R. Martin que usa de uma ótima trama passada em uma terra obscura onde Lordes, reis e magias criam um mundo fantástico e fictício com uma trama e um enredo muito bem escrito e que foi produzido de forma bem programática  para a TV a serie foi uma ótima forma de popularizar ao grande publico mundial os livros de Gerorge R.R Martin que vendem e tornaram-se Best Sellers.
Em sua trama vemos muitas semelhanças com a idade media que aconteceu na Europa durante o período que vai da queda do império em romano 476 d.C  ate o surgimento das grandes navegações em 1492 d.C.
Pode-se observar na serie  remete a o surgimento de uma religião guiado pelo Deus da Luz, sendo o oposto pregado pela religião oficial do rei que é politeísta e existem vários deuses antigos e novos. A nova religião e pregada a partir da unidade de um único deus o chamado “deus da Luz”, fazendo um paralelo com a História real, o autor usa de uma religião que aparece em cavernas sendo guiado por milagres e profunda fé entre seus membros, o mesmo acontece na realidade com os cristãos que surgem em Roma e aos poucos derrubam a religião do império romano por sua influência as camadas populares.
Outro ponto importante da serie que o autor usa da História real para escrever seu romance e  o surgimento de uma libertadora a conhecida como mãe de dragões, além de pregar uma nova filosofia como o fim da escravidão sendo um dos motivos principais de sua grande liderança e objetividade ela Daenerys Targaryen liberta o exercito de escravos e esses viram servos naturais dela, sendo ela a nova rainha.
Na História real ocorre o mesmo com o fim da escravidão e o surgimento da servidão como uma nova classe social ocorre o mesmo com o escravo Spartacus que procura libertar os escravos do império romano.
Além da serie tratar de conflitos, religiosos e sociais ela aborda a política feita com conchavos de casamentos entre nobres e famílias para a obtenção do poder e do trono, ocorre o mesmo nas cortes da Europa como França, Inglaterra, e outros estados e principados europeus.
Outro ponto importante na serie que remete na vida real e a obediência do suserano ao vassalo e esse primeiro ao Rei, mostrando claramente como funcionava na idade media a obediência dessa lei que era universal na europa, outro ponto e a busca pelo poder e a honra que mantinha os ideais entre os nobres, e o caso do Robb Stark que busca vingar-se do assassinato do seu pai e assumir o trono de ferro, gerando guerras e conflitos por anos.
De um modo geral o Autor George R.R Martin usa muito da História tradicional escrita pelos historiadores e bem difundida nas escolas, para escrever sua serie cheia de tramas, poder, política, religião e mistério etc.
Portanto o autor do livro  remete a serie o uso forte  da História como fonte de inspiração para seu romance a Idade Média europeia, deixando claramente que nada o que ele escreve é real mas sim fictício mas se observarmos claramente a historia e compara-la com o romance veremos muitas semelhanças, vamos acompanhar a terceira temporada que está passando neste momento.


Um comentário:

  1. Olá Bruno, felicidades pra sua família!

    Educador, teremos o maior prazer de tê-lo na composição da família dos Educadores Multiplicadores.

    Em respeito a todos os outros multiplicadores e também para que seu blog possa ser beneficiado de todas as vantagens e oportunidades de poder estar sempre em evidência, as regras devem ser seguidas por todos.

    *Falta adicionar o banner ou link do blog MARQUECOMX na lateral de seu blog.

    As “regrinhas e vantagens estão postadas no DIVULGUE SEU BLOGUE (é muito importante que leia o texto):

    Assim que as regrinhas foram cumpridas, avise-nos, faremos a divulgação o mais rápido possível.

    Certo de sua compreensão, fiquemos na paz de Cristo Jesus, abraço e até breve!

    IRIVAN

    ResponderExcluir