Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Resumo Planejamento de Ensino - Didática Geral





PLANEJAMENTO DE ENSINO

1-      O que é planejamento e qual sua importância?
Podemos dizer que planejar é estudar, ou seja, assumir uma atitude seria e curiosa diante de um problema, nos dias de hoje o planejamento é uma necessidade em todos os campos da atividade humana.
Quanto mais complexo os problemas humanos mais necessitamos do planejamento, num processo de planejamento cabe responder às seguintes perguntas:
O que pretende alcançar?
Em quanto tempo pretendo alcançar?
Como posso alcançar isso que pretendo?
O que fazer e como fazer?
Quais os recursos necessários?
O que e como analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado?

2-      Planejamento Educacional, de currículo e de ensino.
Na área da educação temos os seguintes tipos de planejamento:
Planejamento Educacional: A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de objetivos em longo prazo que definam uma política da educação.
Planejamento de currículo: O planejamento curricular é formular objetivos educacionais a partir daqueles expressos nos guias curriculares oficiais.
Planejamento de Ensino: Podemos dizer que o planejamento de ensino é a especificação do planejamento de currículo e devera ter: objetivos específicos, conhecimentos a serem adquiridos, procedimento e recursos, procedimento de avaliação.

3-      Etapas do Planejamento de Ensino

São quatro as etapas do planejamento de ensino:
Conhecimento da realidade: ou seja, estamos procurando saber quais as aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades dos alunos. Fazendo isso, estaremos fazendo uma sondagem, isto é, buscando dados.
Elaboração do Plano: se elabora um plano através dos seguintes passos, determinação dos objetivos, seleção e organização dos conteúdos, seleção e organização dos procedimentos de ensino, seleção de recursos, seleção de procedimentos de avaliação, estruturação do plano de ensino.
            Execução do Plano: a execução do plano consiste no desenvolvimento das atividades previstas, na execução sempre, haverá o elemento não plenamente previsto.
            Avaliação e aperfeiçoamento do plano: nessa etapa alem de avaliar os resultados do ensino-aprendizagem procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, e a eficiência como professor.

4-      Componentes básicos do planejamento de ensino

Vejamos agora, cada um dos componentes básicos do planejamento de ensino:
Objetivos: descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade.
Objetivos educacionais: são as metas e os valores que a escola procura atingir.
Objetivos instrucionais: são proposições mais especificas referentes às mudanças comportamentais esperadas para um determinado grupo classe.
Conteúdo: Refere-se à organização do conhecimento em si, com base nas suas próprias regras.
Procedimentos de ensino: são ações, processos ou comportamentos planejamentos pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas.
Técnicas de ensino: As técnicas de ensino são maneiras particulares de provocar a atividade dos alunos no processo de aprendizagem.
Recursos de ensino: os recursos de ensino são os componentes do ambiente de aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno, podemos classificar em duas categorias recursos humanos e materiais.
Avaliação: avaliação é o processo pelo qual se determinam o grau e a quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos.

5-      Tipos de planejamento de ensino

Planejamento de curso: e a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades a ser alcançado por uma turma, num certo período de tempo.
Planejamento de unidade: O planejamento de unidade e uma especificação maior do plano de curso, uma unidade de ensino e formada de assuntos inter-relacionados, a três etapas no plano de unidade, apresentação, desenvolvimento, integração.
Planejamento de aula: e a seqüência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo.

6-      Importância do planejamento de Ensino

O planejamento tem grande importância, pois evita a rotina e a improvisação contribuem para a realização dos objetivos visados, promove eficiência do ensino, garante segurança na direção do ensino e também garante economia de tempo e energia.

7-      Características de um bom planejamento de Ensino

Para ser um bom planejamento deve seguir essas características: ser elaborado de acordo com a realidade do aluno, ser flexível quando se fizer necessário, for claro e preciso, os enunciados devem apresentar indicações bem exatas, ser elaborado com relação dos objetivos visados, e por fim ser elaborado de acordo com as condições reais e imediatas de local, tempo e recursos disponíveis.



 Bibliografia

PILLETI, CLAUDINO: - Didático Geral. 10ed. São Paulo, Ática, 1989 (cap. 5).
22 de setembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário