Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A História da ONU




Por: Bruno Ferreira


Após a Segunda Guerra o maior conflito armado que ocorreu na história da humanidade e devastou país que foram afetados que foram os países Europeus, tornando a via de milhares de humanos afetadas com muita violência gerando um sentimento de que as nações deveriam encontrar meios para manter a paz no mundo, entretanto a ONU – organização das nações unidas não surgiu do dia para a noite mas foi sendo construída durante anos sendo dissertado muitas discussões.
Antes de criar a ONU essa ideia de proteção do mundo em nome da paz já haiva sendo concebia no mundo uma organização de comunicação por meio do telegrafo meio mais rápido de comunicação no mundo. Em 1899 aconteceu a primeira conferencia em nome da paz em Haia na (Holanda), uma organização que pode ser chamada de mais elaborada e antecessora a ONU é a Liga das nações esta que foi criada em situações similares após a primeira guerra em 1919 concebida pelo tratado de Versailles.
O nome Nações Unidas foi criado pelo presidente dos estados unidos Franklin Delano Roosevelt e utilizado na carta de declaração das nações no ano de 1942, quando antes de acabarem a guerra 26 nações assumiram o compromisso de lutar contra as nações inimigas do eixo composta por Japão, Alemanha e Itália.

Esta carta declarada em por países e foi pronunciada na cidade de são Francisco nos E.U.A em 26 de junho de 1945, mas somente em 24 de outubro que as nações unidas passaram a existir, após a retificação das nações principais vencedoras da guerra, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, este dia 24 de outubro entrou para a História. A primeira reunião do conselho aconteceu na cidade de Londres, decidiram que a sede das nações unidas seria nos Estados Unidos. John D. Rockefeller Jr. ofereceu cerca de oito milhões de dólares para a compra de parte dos terrenos na margem do East River, na ilha de Manhattan em Nova York (EUA). A cidade de NY ofereceu o resto dos terrenos para possibilitar a construção da sede da Organização.
Nos dias de hoje a ONU possui sedes em genebra (suíça), Viena (Áustria) Nairóbi (Quênia) e por todo mundo encontra-se escritórios da organização das nações unidas.
Hoje as nações unidas passam por uma crise de representatividade já que a maioria das nações do mundo faz parte desta organização, mas não encontram grande representatividade, pois os membros principais e efetivos não fazem reformas para absolver estes novos membros que são as nações conhecidas como emergentes entre essas estão; Brasil, Índia, África do Sul, México e Turquia entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário