Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Resumo: Criatividade: Descobrindo e encorajando




Por: Bruno Ferreira
  

            Para falar sobre a importância da criatividade na educação e importante conhecer sobre a realidade da educação brasileira.
            A escola brasileira ocorre dois problemas graves de evasão e repetência, esses dois problemas ocorrem em dois períodos críticos na passagem da primeira para a segunda série e da quarta para a quinta serie do primeiro grau.
            As propostas alternativas não vêm conseguindo efeito sobre a grande deficiência do sistema educacional brasileiro.
            Fazendo uma analise mais profunda vemos que a evasão e repetência ocorre por  diversos fatores como: família, instituição escolar, professores e o próprio aluno.
            Do ponto de vista familiar o nível socioeconômico, grau escolar, situação habitacional, numero de filhos e o grau escolar dos pais ajuda na repetência e na evasão escolar.
            Da instituição escolar encontramos escolar carente de recursos e professores com mal preparo e com grandes dificuldades para lidar com as diferenças individuais presentes nos alunos.
            Do ponto de vista do aluno, cada individuo carrega consigo suas características individuais como: físicas, cognitivas e de personalidade, vemos que as causas do insucesso escolar podem ser complexas e não pode ser apenas o aluno o único responsável sobre a situação da evasão e repetência.
            Considerando a criatividade como ferramenta que traz o potencial do aluno provendo o seu bem estar cognitivo, psicológico e social abordaremos agora as possíveis maneiras de se trazer a criatividade para a escola.
         A escola deveria priorizar as seguintes habilidades intelectuais dos alunos como: Definição e redefinição de problemas ao invés da solução de problemas, ou seja, os professores levam preparados  as respostas para o  seus alunos, e querem que eles respondam de acordo com a resposta que ele tem e não faz uma construção a respeito do problema proposto e busca a resposta em conjunto.
            Outra habilidade que deveria ser desenvolvida e a possibilidades de compreender os problemas através de inseghts ou intuição que seria quando o individuo consegue dar soluções  a problemas pouco estruturados ou quando consegue dar soluções para um problema pouco estruturado ou quando consegue juntar pedaços desconexos da informação em um mesmo bloco ou ainda quando pensa em um problema através de metáforas ou analogias.
            Outra importante forma para se desenvolver o pensamento criativo e enfatizar o conhecimento prático ao invés de lotar a cabeça do individuo com conhecimentos teóricos.
            Para Torrance e Myers esses autores enfocaram na relação professor aluno enquanto outros autores enfatizam a relação habilidade intelectual, para Torrance e Myers o professor pode criar um ambiente estimulador à criatividade; um ambiente onde existem sensibilidade, atenção e orientação à criatividade.
            A uma serie de características para um professor criativo, entretanto as características do professor criativo raramente aparecem no dia-a-dia da sala de aula, a também um questionário para o aluno criativo.
 Os professores de diferentes culturas preferem mais os estudantes obedientes, conformistas e sociáveis do que os que são questionadores, ou seja, comportamento que valoriza o indivíduo criativo não é valorizado dentro da sala de aula.
A como quebrar essa estrutura da escola tradicional através de vários modelos educacionais de criatividade que são:
Modelo educacional integrado que consiste em desenvolver o potencial do individuo como um todo e não somente o lado cognitivo, enfatiza a necessidade de se trabalhar outras áreas na escola enfatizam também trabalhar com desenvolvimento emocional e sensorial.
Modelo em etapas de ensino criativo que consiste num desenvolvimento em etapas que compreende três níveis que são: funções divergentes, pensamentos e sentimento complexos, e envolvimento em desafios reais.
Modelo de incubação para o ensino- a aula criativa se divide em estágios nessa aula o objetivo e fazer com que o aluno sempre tenha interesse na aula, no primeiro estagio o professor deve aumentar as expectativas, a um serie de maneiras para desenvolver isso, no segundo estagio consiste em manter a motivação do aluno, e no terceiro estagio  ir além da aula aprofundando o conhecimento.
Todos estes modelos citados para fazer uma aula criativa podem ser desenvolvidos em sala de aula, cabe o professor fazer essas transformações desenvolvendo uma aula criativa, o professor deve procurar encoraja a criatividade através de estratégias.
O processo criativo e estuda vários ângulos, investigando expressão através de áreas especificas do currículo acadêmico que são:
-Linguagem oral e escrita
-Reforço, mediação e modelagem
-Incubação e estratégias de busca
-Ciências e Educação Artística
-Métodos de ensino centrados no estudante

A pesquisa sobre o produto criativo mostra que e possível desenvolver a criatividade, podendo ser observada  através de indicadores cognitivos e afetivos.
A varias técnicas para o desenvolvimento da criatividade como: tempestade de idéias, sinetica, analise morfológica, sócio-drama, leitura criativa, fantasia etc.
             Vemos no texto causas e sugestões de como ocorre a criatividade, para descobrir um aluno criativo o professor deve também estar estimulado, deste modo cria-se aulas dinâmicas e criativas, vemos que a escola brasileira passa por uma crise pedagógica, econômica e criativa, outro problema da educação, e a falta de estrutura familiar e a falta de motivação dos próprios alunos reféns da própria estrutura escolar.

 A chave para esse processo está no professor que desenvolvera a criatividade na sala de aula, o professor também encontrara sérios obstáculos nesse processo, mas que cabe a ele  procurar construir uma educação melhor e criativa no meio educacional, pois a criatividade e  como garimpar ouro e duro mas se achada a recompensa e grande, a escola o professor e a família são três pilares fundamentais para que aluno se torne criativo  nesse  mundo que exige cada vez mais inovação e criatividade a cada dia.

Bibliografia

WECHSLER, S. Muglia. Criatividade, descobrindo e encorajando. 3ª. ed. Campinas, livro, 2002. (p. 185-222).

Nenhum comentário:

Postar um comentário