Redes Sociais

Anuncio

Celular

Operação Salva Semestre

Celular

Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resumo Didatica Geral - Os Objetivos




Por: Bruno Ferreira


Os Objetivos


Os objetivos e um guia para onde o professor deve seguir assim o professor deve com os objetivos determinar de início o que o aluno será capaz de fazer ao final do aprendizado.
A dois tipos de objetivos os objetivos educacionais que consistem sobre as mudanças comportamentais desejadas, surgem do estudo da sociedade contemporânea e do estudo sobre o desenvolvimento do aluno e sobre os processos de aprendizagem.
Os objetivos instrucionais (ou específicos) consistem sobre mudanças no comportamento dos alunos, que serão atingidos gradativamente no processo de ensino-aprendizagem.
Os dois tipos de objetivos podem se referir ao domínio cognitivo, afetivo ou psicomotor, refere-se também a inteligência e à memória, compreendendo desde simples informações e conhecimentos intelectuais.
O domínio afetivo este se refere-se aos valores, às atitudes, às apreciações e aos interesses alguns exemplos.
- Cooperar para a manutenção da ordem da conservação, da limpeza e do embelezamento da comunidade.
- Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo.
- Valorizar a função social das diferentes instituições da comunidade; escolas igrejas, sindicatos e outros
O domínio psicomotor refere-se às habilidades operativas ou motoras, isto é as habilidades para manipular materiais, objetos, instrumentos ou maquinas, alguns exemplos.
- Desenhar o mapa do Brasil
- Construir um barco de madeira.
- Dirigir uma motocicleta
- Moldar um boneco de barro.
- Consertar um relógio.
Outra função dos objetivos é orientar o professor na escolha dos demais componentes de um sistema organizado de ensino.
Para a definição adequada de objetivos instrucionais, primeiro o objetivo deve ser para o aluno, é não para o professor, o objetivo deve indicar claramente a intenção do professor e não podem dar margem a muitas interpretações.
Os objetivos devem especificar o que o aluno deve realizar também os objetivos devem estabelecer condições de tempo, e deve especificar o grau de perfeição que se espera do aluno ao final de um trabalho.
Portanto os objetivos ajudam a especificar como o professor vai levar a sua aula, ou período letivo, e o que foi proposto foi alcançado ao final do ano, e tendo em vista também que para alcançar a  consciência de que o grande desafio do desenvolvimento da educação, não é apenas o aluno mas agregar  a comunidade, e de todos que compõem o sistema educacional.

BIbliografia


 PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo, Editora Ática, 1989. (Cap 06).

Nenhum comentário:

Postar um comentário