Quanta Gente.

Pesquisar neste blog

Carregando...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Resumo: Didática Geral - Planejamento de Ensino




Por: Bruno Ferreira


Planejamento de Ensino

         O planejamento é hoje, uma necessidade em todas as áreas  de diversas  atividade humana, podemos dizer que planejar é assumir uma atitude ousada e curiosa diante de um problema.
            No processo do planejamento procuramos responder as perguntas sobre os problemas abordados, na área da educação funcionam do mesmo modo, nessa área os professores e educadores tem que criar planos para organizar o conteúdo que os professores vão passar para seus alunos, nessa área temos os seguintes tipos de planejamento.
            Planejamento educacional – consiste em uma tomada de decisões sobre a educação no conjunto de desenvolvimento geral do país.
            Planejamento de currículo – O planejamento curricular é formular objetivos educacionais a partir daqueles expressos nos guias curriculares oficiais.
            Planejamento de ensino – o planejamento de ensino consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor fará na sala de aula, nesse planejamento devera ter: objetivos específicos, conhecimentos a serem adquiridos, procedimentos e recursos de ensino que estimulam as atividades de aprendizagem e procedimentos de avaliação.
            As etapas nas quais o professor deve seguir como: conhecimento da realidade, elaboração do plano, execução do plano, avaliação e aperfeiçoamento do plano, alem dessas etapas o professor ver os componentes básicos do planejamento de Ensino que são:
            Objetivos – e a descrição clara do que se pretende alcançar.
            Objetivos educacionais – são metas e valores mais amplos que escola procura atingir
            Conteúdo – refere-se a organização do conhecimento, e também um instrumento básico para poder atingir os objetivos.
            Procedimentos de Ensino – são ações e processos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.
            Recursos de Ensino – os recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem a estimulação para o aluno, pode se classificar os recursos humanos como: professor, aluno, pessoal escolar, comunidade como materiais do ambiente: natural, e escolar e também da comunidade como: bibliotecas, indústrias, lojas, repartições publicas, etc.
            Tipos de planejamento de Ensino existem três tipos de planejamento que são planejamento de curso, planejamento de unidade, planejamento de aula.
            Planejamento de curso consiste em um determinado conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades a ser alcançados por uma turma, num certo período de tempo.
            Planejamento de unidade seria um planejamento de inter – relacionamento nesse plano ocorre três etapas apresentação, desenvolvimento, integração.
            O planejamento de aula é a seqüência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo, o plano de aula e a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem dinâmicos de ensino e aprendizagem.
            Planejar as atividades de ensino é importante, pois evita a rotina e a improvisação contribuem para a realização dos objetivos visados, promove a eficiência do ensino, garante maior segurança na direção de ensino, e também garante a economia de tempo e energia.
            Para ter um bom planejamento de ensino deve ter algumas características como elaborar de acordo com a necessidade do aluno, ser flexível isto é dar margem a reajustes, ser claro e preciso, ser elaborada de acordo com as condições reais e imediatas de local, tempo e recursos disponíveis.
            Portanto a diversas formas para organizar e fazer um planejamento de ensino o fator chave e o professor que deve saber utilizar do plano para ser um guia fundamental no seu processo de ensino.
           


 Bibliografia

PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo, Editora Ática, 1989. (Caps. 05).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salvando a Amazônia